Usuário(a):Zécaetanu/Atutahi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na mitologia maori, Atutahi é o nome de Canopus, ( Alpha Carinae ). Atutahi é a segunda estrela mais brilhante no céu noturno, atrás apenas de Sirius (Takurua). Aotahi, Autahi e Atutahi, "Primeira luz" ou "Luz única", eram nomes equivalentes que também indicavam a natureza solitária ou autocentrada da estrela.

Atutahi é considerada uma estrela muito tapu, e sempre mora sozinha. O que é visto por sua posição fora da Via Láctea.

De todas as estrelas conhecidas pelos Māori, Atutahi tinha um luar especial, junto com Rigel (Puanga), por caussa de sua associação íntima com o cultivo de kumara(batata doce). Sua aparição no céu noturno era o sinal par o início do plantio. Atutahi e Puanga podiam ser usadas para prever o tempo.

Atutahi tem várias mitologias diferentes ligadas a ela. Uma história conta como Atutahi foi deixado fora da cesta representando a Via Láctea quando Tane a teceu. Outro mito relacionado em torno da estrela diz que Autahi era o primogênito de Rangi que se recusou a entrar na Via Láctea e assim a virou de lado e se levantou diante dela. O mesmo nome é usado para outras estrelas e constelações em toda a Polinésia. [1]

Outros nomes[editar | editar código-fonte]

  • Aotahi
  • Autáhi
  • Atutahi-mā-Rehua

[[Categoria:Mitologia maori]]

  1. Makemson 1941:pp200-202