Usuário(a) Discussão:Geosapeins

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Monarquia versus República


Acerca dos argumentos contrários à monarquia: não apaguei nenhum desses argumentos.

Acerca de Espanha, limitei-me a corrigir a informação capciosa que lá estava e que você repete no comentário que me deixou. Os factos são os seguintes:

Ainda durante o Franquismo, em 31 de Março de 1947, foi aprovada uma "Lei de Sucessão" para se poder vir a estabelecer uma Monarquia Constitucional em Espanha. As Cortes espanholas aprovaram a referida Lei em 7 de Junho, que foi submetida a referendo popular e aprovada no dia 6 de Julho de 1947. Após a morte de Franco, em 1975, iniciou-se a chamada "transição" e a Constituição Monárquica de 1978, depois de aprovada pelo parlamento, foi submetida a referendo popular, e também aprovada.

Acerca de países como o Brasil e Portugal.

No Brasil, a opção colocada no referendo não foi entre monarquia e república. A monarquia era uma opção entre várias - presidencialismo, parlamentarismo, etc.

Em Portugal, nunca houve qualquer referendo sobre o regime, e a República foi imposta por um golpe militar. Depois, houve até várias ditaduras em República. Hoje, a constituição proibe a monarquia, algo que não existe em qualquer das monarquias modernas.

Nenhum destes dados, objectivos, lá está... e até deveria estar.

Índice de desenvolvimento:

Pode ser chocante, mas a verdade é que os dois países que rejeitaram recentemente a monarquia, são o Brasil e o Nepal. No polo contrário está a Austrália. Dói. Mas tem que ser dito. São factos.

O índice de desenvolvimento é um critério de avaliação dos países, tão válido como qualquer outro. É um dos argumentos que pesa a favor das monarquias modernas. Cabe aos leitores julgar, e não vale esconder essa informação. Nos dez primeiros lugares, a maioria são monarquias. É um argumento pró-monarquia, usado em muitos debates públicos.

Como já disse noutro lugar, o verbete pode melhorar se for feita uma tabela com argumentos pró e contra. O índice de desenvolvimento é um dos argumentos.

Isso de "Monarquia Constitucional Parlamentarista Representativa Democrática" deve ser coisa... inventada na wiki. Não conheço nenhuma obra de ciência política que a refira. Mas, se houver, coloque-se a referência...

Andorra é um caso singular, misto. Creio que pode e deve figurar na tabela, sendo um "principado"...

LOoOl (discussão)