Usuário:Luiscaro/Gestão logística

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Conceito[editar | editar código-fonte]

Pode-se considerar a Gestão Logística, como a parte da cadeia de abastecimento que planeia, implementa e controla de forma eficiente e eficaz os fluxos directos e os fluxos inversos, bem como os pontos de paragem desses fluxos, quer se trate de bens, quer de serviços quer, ainda, de informação relacionada, desde os pontos de origem aos de consumo, esperando-se, por meio desta gestão, um elevado serviço ao cliente.

A Gestão Logística, procura assim, gerir um conjunto de actividades que permitem fazer chegar o produto certo, na quantidade certa, no local certo (destino), no tempo certo e ao custo mínimo. Esta é diferente de Gestão da cadeia logística, sendo esta a extensão do conceito de Gestão Logística a um conjunto de empresas ou organizações, seus fornecedores, parceiros, clientes e eventualmente empresas/organizações que sejam complementares, poderá constatar-se que a Gestão Logística estará mais focada na operação e na Distribuição (Logística) (outbound) e que a Gestão da cadeia logística poderá englobar, além destas componentes, as compras, o abastecimento das empresas e a qualificação e gestão dos seus fornecedores, actividades a montante.

Dimensões da Gestão Logística[editar | editar código-fonte]

As dimensões centrais da Gestão Logística são, a saber:

  • o tempo
  • o custo
  • a qualidade do serviço


É de uma maneira difícil obter melhorias por parte das dimensões tempo, custo e qualidade do serviço em simultâneo, i.e., menores custos, menores tempos de resposta (e mais fiáveis) e melhor qualidade de serviços leva-nos a pensar no utópico.

Agilidade[editar | editar código-fonte]

Uma harmonia entre tempo e custo desenvolve a agilidade (agility). A agilidade, em Gestão Logística, é a aptidão do sistema logístico ser capaz de responder movimentando-se e adaptando-se, para um novo estado estável, de tal forma que a mudança se possa considerar excepcional.

Leveza[editar | editar código-fonte]

Uma harmonia entre custo e qualidade do serviço leva-nos a uma boa capacidade de leveza (leanness). A leveza, em Gestão Logística, é a aptidão de gerir o sistema logístico sem excessos, i.e., mantendo uma qualidade elevada no serviço ao cliente, sendo capaz de tornar cada vez mais o sistema mais eficiente e levando, por consequência, a um baixo de custos.

Resposta[editar | editar código-fonte]

Uma harmonia entre tempo e qualidade do serviço leva-nos a uma boa capacidade de resposta (responsiveness). A resposta, em Gestão Logística, é a aptidão de gerir o sistema logístico de forma a obter respostas rápidas sem comprometerem a qualidade do serviço para com o cliente.



Referências[editar | editar código-fonte]

  • Council od Supply Chain Management Professionals; [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre Logística é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.