Usuário:Tuga1143/Desistência do edit-a-thon A mulher que você nunca conheceu 2018

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estive a participar neste edit-a-thon "A mulher que você nunca conheceu 2018" desde os primeiros dias, evento no qual decidi esforçar-me além do que é normal para ajudar a minimizar o fosso que existe neste tema de género na Wikipédia. Entre o dia 6 de março e o dia 15 de março, criei 285 artigos. Fiz uma pausa neste edit-a-thon devido ao início de uma série de ataques realizados contra a minha pessoa numa candidatura, ataques nos quais fui acusado de ser tudo o que vai contra este tipo de concurso, contra a mulher, contra o feminismo e contra a igualdade de género. E, para surpresa minha, um dos dois organizadores deste concurso teve a indecência de pactuar com o autor das difamações proferidas contra mim e subscreveu aos ataques.

É triste constatar que o editor que mais contribuiu para a criação de conteúdo sobre mulheres é acusado de ser contra a igualdade e os direitos das mesmas por um dos organizadores deste concurso.

Por esse motivo, além de ter deixado de ter qualquer motivação para editar desde o dia em que se iniciaram os ataques, irei remover da lista todos os artigos criados por mim e retirarei o meu nome do concurso, deixando assim de ser participante.

Desejo boa-sorte aos restantes participantes. Luís Almeida "Tuga1143 22h01min de 25 de março de 2018 (UTC)


Durante vários dias, eu e Tuga143 (Luís) contribuímos para a iniciativa "A mulher que você nunca conheceu ". Nós criamos mais de 510 artigos, em uma média de 50 artigos criados por dia. Até o fim do concurso, teríamos, seguramente, criado cerca de 2.000 artigos. No entanto, no decorrer do concurso, a disrupção, incentivada ou apoiada por organizadores do concurso, voltou a prejudicar a Wikipédia em Português. Por ter uma longa experiência com ataques e difamações on-wiki e off-wiki, sabia que o Luís se sentiria desmotivado frente a todos os acontecimentos - mesmo que um dos autores destes atos tenha acabado bloqueado por um longo período. Por este motivo, achei justo entrar em contato para demonstrar minha solidariedade e propor nossa desistência, também como forma de protesto. Obviamente, nenhum dos artigos será eliminado: eles apenas serão retirados da competição, com a organização global do concurso sendo avisada sobre o ocorrido.

Todos os utilizadores tem assegurado o direito a discordarem das opiniões de seus colegas, seja as opiniões pessoais como também as relacionadas à Wikipédia. No entanto, usar dessa prerrogativa para praticar doxxing on-wiki e off-wiki é inaceitável. Diversos editores tiveram acesso ao que digo, já que os locais onde tais atos foram feitos pertencem a esta comunidade. Outra parte dos acontecimentos, entretanto, nem todos souberam. É absolutamente repugnante ameaçar colocar a vida privada de um utilizador em risco. Um utilizador que identifica-se com o nome real, como eu e vários outros, vive uma série de riscos em sua vida pessoal. Não se pode ameaçar alguém dizendo frases como "seu nome aparecerá nos jornais como apoiador de um nazista" ou "prepare-se para ser escrachado" pela "mídia controlada pelos judeus". Evidentemente, estas frases foram uma resposta infeliz encontrada por seu autor para me intimidar pelo fato de apoiar o Luís em seu pedido de verificador, bem como na discussão de bloqueio posterior. Se colocar a vida pessoal de alguém em risco passar a ser o comportamento tolerável neste site, muito provavelmente continuaremos perdendo bons editores.

Pelo exposto, não vejo alternativas senão desistir formalmente do concurso, desejando boa sorte aos demais concorrentes e lamentando pelos acontecimentos aqui relatados. Érico (disc.) 22h24min de 25 de março de 2018 (UTC)