Usuário:Wagfrota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wagner Frota ou Jaguar Dourado (03 de novembro de 1962) é um escritor, etnoterapeuta, poeta, sociólogo - formado pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE) - e xamanista; notabilizou-se após a publicação do site Clã Lobos do Cerrado [1] (xamanismo.com), em 1999, e após escrever a obra intitulada Caminhando com os Ventos - Uma Jornada Xamânica, lançado no Brasil em 2008.

Durante sua infância em Brasília, Wagner começou a ter contado com o Povo em Pé (as árvores) e a conversar com elas, além de sempre se interessar pelas figuras dos xamãs nativos americanos nos filmes que assistia. Admirava o Povo-Vermelho e se emocionou profundamente ao ler o livro de Dee Brown, intitulado "Enterrem Meu Coração na Curva do Rio", que conta a história dos Nativos Americanos através de seu Sagrado ponto de vista.

Wagner passou mais de 20 anos dentro da Doutrina Kardecista, mas sempre manteve contanto com outras Ordens Esotéricas, entre elas os Rosacruz, os Templários e a Irmandade das Estrelas (Imagicklan). Admirador profundo de Francisco de Assis, considerado por ele, um Xamã de primeira linha, um verdadeiro guerreiro do coração. Sempre se interessou pela Antropologia, e terminou formando-se em Sociologia, passando a estudar a fundo a Mitologia Primitiva.

No início dos anos 90, realizando uma pesquisa para montar um curso de xamanismo para a Universidade Holística de Brasília, conheceu Claudio Capparelli, aquele que seria seu Mestre e o fundador do Clã Lobos do Cerrado na Chácara Remanso e começou a realizar um trabalho que visava resgatar a sua essência xamânica perdida, passando a estudar o xamanismo mais a fundo, realizando viagens ao interior do nosso País e também ao exterior para conhecer as tradições xamânicas e principalmente vivenciá-las.

Em 1999 criou o site Clã Lobos do Cerrado [2] (xamanismo.com) para que ali houvesse um ponto de conhecimento para todos aqueles que querem conhecer o Caminho Sagrado do Xamanismo.

Em 2000, numa dessas jornadas de conhecimento xamânico, especificamente na Floresta Amazônica Peruana e nas Montanhas Andinas, foi iniciado no Xamanismo Andino-Amazônico, tornado-se um Kuya Hampeq (o Guardião das Pedras que falam) e onde por fim passou a ser reconhecido pelo nome de Jaguar Dourado (Kori Otorongo).

Além de pertencer ao Clã Lobos do Cerrado, ele é membro da Tradição Iniciática Nativa Andina (TINA) uma entidade que visa a preservação das tradições xamânicas andinas. Em 2005 tornou-se Conselheiro de uma ONG conhecida pelo nome de Nex (Non Extinction) [3], um instituto de preservação e defesa dos felídios da fauna silvestre do Brasil em processo de extinção.

Em 2007 fundou com um grupo de irmãos de jornadas xamânicas os "Guerreiros do Infinito", um grupo de praticantes de xamanismo que desejam uma vida mais plena e forte, utilizando técnicas xamânicas como uma ferramenta iniciática para se tornarem seres plenos, entrando em outros mundos, atingindo outros estados de consciência com autonomia e liberdade.

Atualmente, ele vive entre as Montanhas Andinas, a Terra Vermelha do Planalto Central Brasileiro e a Serra da Mantiqueira onde realiza trabalhos xamânicos e dirigi grupos procurando ensinar com maestria a trilharmos o caminho da luz, da liberdade e da beleza dentro do Sagrado Caminho do Xamanismo. Com o propósito de resgatar a essência da força e da beleza de cada indivíduo, a sua Jornada o tem levado ao descobrimento dos Conhecimentos Iniciáticos dos nossos Ancestrais Nativos, onde a virtude do poder se manifesta na doçura e suavidade da vida.


Livros[editar | editar código-fonte]

   Caminhando com os Ventos - Uma Jornada Xamânica (2008)

Sinopse: "Wagner Frota, o Jaguar Dourado, através de uma narrativa de profundo teor emocional, conduz pelas mäos o leitor a uma legítima viagem xamânica. Mostra-nos, através de momentos de sua experiência pessoal - onde eventos dramáticos se alternam com vivências de numerosas jornadas iniciáticas em culturas indígenas ancestrais - como desenvolveu seus dotes de xamä e aperfeicoou suas características naturais em benefício de parentes e amigos. Aqui, sua exposicao nos transporta a distintas correntes de cura energética e variadas cerimônias de coneccäo com espacos sagrados, permitindo-nos vislumbrar os mares espirituais pelos quais navega com muita seguranca... Este é um daqueles livros que, ao final, desejamos uma sequência para seguir desfrutando das passagens narradas."

Vincent Marmo