Utkasana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Utkásana dêvanágarí उत्कासन IAST utkāsana, também é chamado de utkatásana dêvanágarí उत्कटसन IAST utkaṭasana. É uma posição de agachamento do ioga [1].

Utka é a contração de utkata. Kaṭa faz referência as ancas ou aos quadris, ud é um prefixo usado para dar a ideia de para cima, elevar. No sânscrito há regras de encontros consonantais e vocálicos chamado sandhi que fazem com que D+K torne-se TK por isso utkata ou em sua contração utka. Literalmente quer dizer "elevar os quadris" fazendo referência a posição que eles ficam nas variações preliminares[2][3].

Utka é traduzido simplificadamente como agachar.

Execução[editar | editar código-fonte]

Na variação samasthiti (sama: constante, sthiti: sem cair[3]) eleve os braços acima da cabeça, deixando-a tombar para trás. Flexione os joelhos sem tirar os calcanhares do chão fazendo uma retroflexão com a coluna. É importante que os ombros e quadris fiquem na mesma linha não deixando o tronco inclinar para frente ou para trás.

Nas variações[4] agachadas, continue descendo até ficar de cócoras sem tirar os calcanhares do chão. Caso a flexibilidade dos pés não permita abaixar muito, vá até o ponto em que sinta que os calcanhares ainda ficam no solo.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tratado de Yôga, DeRose, Nobel, 2008, São Paulo, ISBN 85-213-1361-6
  2. Léxico de Yôga Antigo Sânscrito-Português, Lucila Silva, Florianópolis-SC, Ed. Uni-Yôga, 2007, ISBN 978-85-85504-11-3
  3. a b Sanskrit English Dictionary, Sir Monier Williams, Oxford University ISBN 0-19-864308-X.
  4. Técnicas Corporais do Yôga Antigo, edição bilingue, Melina Flores, Editora Uni-Yôga, ISBN 85-85504-09-9

Ver também[editar | editar código-fonte]