Viticultura de precisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A viticultura de precisão é a designação dada à aplicação da agricultura de precisão à viticultura.[1] Os princípios da viticultura de precisão são idênticos à agricultura de precisão i.e. a optimização da gestão das parcelas agrícolas tendo em conta a variabilidade espacial e temporal do solo, operações, cultura, etc. O que se pretende é gerir a variabilidade espacial de forma a aumentar a margem bruta de cada zona da mesma parcela.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

As aplicações da viticultura de precisão incluem a gestão diferenciada de fertilizantes e fitofármacos, da rega, de operações culturais como poda ou enrelvamento da entrelinha, etc. A viticultura de precisão pode ainda ter como aplicação a segmentação da vindima i.e. a monitorização diferenciada de zonas distintas de um mesmo talhão e respectiva vinificação em separado das uvas resultantes. Deste forma é possível obter vinhos provenientes da mesma casta, mesmo talhão mas, devido às condições especificas de crescimento e desenvolvimento (solos mais argilosos, declive mais acentuado, exposição diferenciada) resultam em uvas de qualidade diferenciada com curvas de maturação diferenciada e em vinhos de diferente qualidade.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

As diversas técnicas de viticultura de precisão permitem reduzir custos, reduzir o impacto ambiental da actividade e ainda assim aumentar a qualidade do produto final. Para isso socorre-se de diversas tecnologias como o GPS, a tecnologia de taxa variável (VRT) e a detecção remota.

Outras fontes de informação[editar | editar código-fonte]

Proffitt, T., R. Bramley, D. Lamb, and E. Winter. 2006. Precision Viticulture: A New Era in Vineyard Management and Wine Production. WineTitles, Adelaide. ISBN 978-0-9756850-4-4

Grupo de discussão no LinkedIn sobre "precision viticulture" que pode aceder aqui [2]: http://www.linkedin.com/groups?gid=2640815

References[editar | editar código-fonte]

  1. Braga R. 2009. Manual de viticultura de precisão. AJAP. http://agrinov.ajap.pt/manuais/Manual_Viticultura_de_Precisao.pdf Arquivado em 3 de fevereiro de 2016, no Wayback Machine.
  2. Precision Viticulture Linkedin Group: http://www.linkedin.com/groups?gid=2640815