Westfalia Herne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Westfalia Herne
Westfalia Herne.svg.png
Nome Westfalia Herne
Alcunhas blau-weiß
Fundação 13 de junho de 1904 (110 anos)
Estádio Stadion am Schloss Strünkede
Capacidade 32.000
Presidente Sascha Loch
Treinador Ulrich Reimann
Competição Westfalenliga (V)
Divisão 2012 18º
Website Site oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Sport Club Westfalia 04 e.V. Herne é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 13 de junho de 1904, sediada em Herne, na Renânia do Norte-Vestfália.

Foi criado pelos filhos dos moradores mais abastados da cidade como um rival do SV Sodingen, o clube dos trabalhadores.

História[editar | editar código-fonte]

Após a Primeira Guerra Mundial e a ocupação do Ruhr pelos franceses, em 1923, o clube foi dissolvido, mas ainda continuou extra-oficialmente. Ele foi reconstituído em 1925 através da fusão com o Fortuna Herne para atuar como Westfalia Fortuna Herne. A união foi positiva, visto que a equipe avançou à liga superior em 1930, e às semifinais do campeonato nacional da temporada seguinte.

Quando o futebol alemão foi reorganizado sob a égide do Terceiro Reich, o Herne não foi selecionado para uma das divisões principais, a Gauliga Westfalen, mas conseguiu alcançar o circuito principal do ano seguinte. A equipe participou do primeiro nível até o colapso do sistema de campeonato ao final da Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra, o Herne novamente foi deixado de fora do campeonato recém-reorganizado superior, até que conseguiu ganhar a promoção, em 1954. Venceu a Oberliga West, em 1959, e terminou em segundo em 1960, mas não teve muito sucesso nas rodadas subseqüentes do play-off do campeonato nacional. Apesar de apresentar resultados sólidos de forma consistente no período do pós-guerra, o clube perdeu a qualificação para a Bundesliga, a nova liga do futebol alemão, em 1963, após uma colocação ruim na temporada 1962-1963, o que culminou no descenso do time que passou a alternar participações nos níveis II e III.

O patrocínio da empresa de petróleo Goldin Imperium ajudou a manter o time na 2. Bundesliga-Nord através do final dos anos 70 como SC Westfalia Goldin Herne. Quando a empresa faliu no final de 1979, o clube foi forçado a se retirar depois de apenas um jogo na temporada 1979-1980. O clube atuou na temporada seguinte na Amateur Oberliga Westfalen (III), antes de cair novamente, desta vez para a quarta e quinta divisão.

O clube foi promovido após a temporada 2004-2005 e atualmente participa da Oberliga Nordrhein-Westfalen (V). Em 22 de outubro de 2009 o presidente Horst Haneke anunciou aos meios de comunicação que o clube iria à falência.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]