Wibree

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Wibree é uma tecnologia de transmissão via rádio de sinais digitais. (Esta tecnologia visa tornar-se um padrão aberto na comunicação sem fios)

Wibree é a tecnologia sucessora do Bluetooth, tem como característica um modelo mais económico e mais eficiente em termos de consumo energético do que a actual tecnologia Bluetooth e suas características são:

  • Conexão sem fios de curto alcance cobrindo uma área num raio de 10 metros,
  • Menor consumo energético
  • Transferência de dados entre equipamentos da mesma tecnologia e compatível ao actual padrão Bluetooth
  • Implantação de novas utilizações em dispositivos de menor autonomia energética.

O Wibree foi criado pela Nokia, outrora a maior produtora mundial de telemóveis, para combater a hegemonia da tecnologia Bluetooth. Terá a mesma potência de sinal e oferecerá os mesmo recursos que o Bluetooth.

Por ter um consumo menor de energia possibilitará que novas aplicações sejam utilizadas em dispositivos de tamanho reduzido, nomeadamente relógios de pulso, brinquedos, sensores desportivos, dispositivos de monitorização médica, alarmes e sensores automotivos além da troca de ficheiros entre aparelhos diferentes como PCs, telemóveis e impressoras.

Embora o novo padrão seja concorrente ao Bluetooth, tecnologia proprietária da sueca Ericsson, a promessa da Nokia é a de que essa tecnologia seja ininterrupta.

A Nokia espera lançar o sistema Wibree até o segundo trimestre de 2007 como tecnologia sucessora do Bluetooth.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]