Wikipédia:Outreach Dashboard/UEA/Projeto Produção Textual na Wikipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Página inicialIdentificaçãoPublicaçõesDisciplinasCoisas a não fazerMetodologiaTutoriais


O Projeto Produção Textual na Wikipédia é uma iniciativa criada dentro das disciplinas de Comunicação e Expressão e Português Instrumental, oferecidas no currículo dos cursos de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).

Em 2019, com o intuito de promover letramentos acadêmicos foi criado o projeto de extensão Oficina de Escrita.

Em 2020, dentro das disciplinas ministradas pela professora Ma. Fátima Maria da Rocha Souza, foi criado o Clube de Leitura das Engenharias, em que se insere a iniciativa de produção textual na Wikipédia.

Como tudo começou[editar código-fonte]

Nos currículos dos cursos de Engenharia oferecidos na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), as disciplinas de Comunicação e Expressão e Português Instrumental são voltadas para o exercício da leitura e da escrita acadêmica e ocorrem somente em um semestre letivo do curso de graduação, geralmente no primeiro período da grade curricular. Para auxiliar os alunos durante o curso de forma complementar ao currículo, foram criadas algumas estratégias para a promoção da leitura e da escrita em nível acadêmico.

Clube de Leitura das Engenharias[editar código-fonte]

Essas estratégias geraram o Clube de Leitura das Engenharias que trabalha a leitura e a produção textual acadêmica a partir de um tema gerador. Em cada semestre, um gênero literário é escolhido e escritores e escritoras são convidados e convidadas para contar um pouco sobre o desafio de estruturar o livro.

Produção Textual[editar código-fonte]

Os estudantes, por sua vez, produzem entrevistas, perguntas, playlists, verbetes, resumos e resenhas. Todo o processo também é publicizado pelo site da iniciativa, possibilitando ao público acompanhar o processo e os resultados do projeto. Assim nasceu a possibilidade de usar a edição e criação de verbetes na Wikipédia como estratégia didática.

2021[editar código-fonte]

A proposta de criação e edição de verbetes na Wikipédia começou em 2021. Nessa época, os alunos tentaram criar verbetes para as bibliotecas comunitárias presentes no Geoparque Cachoeiras do Amazonas, a partir do estudo do documentário Cachoeiras de Letras. O único verbete publicado foi o Geoparque Cachoeiras do Amazonas. O artigo teve como colaboradores os discentes de Licenciatura da Computaçãoda Universidade do Estado do Amazonas: Grazyelly de Vasconcelos Lins, Hellem Beatriz Marcos costa, Josué Idelfonso dos Santos Costa, Joao Paulo Pantoja Cavalcante, Lorena Daphine Caldas Braga.

2022[editar código-fonte]

As oficinas de edição e criação de verbetes na disciplina começaram no ano de 2022, em parceria com o projeto Mais Teoria da História na Wiki, e com auxílio do monitor da disciplina, Raduan Lima Rodrigues, que é acadêmico de Engenharia Química. Os estudantes criaram e editaram verbetes a partir do estudo do livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, da escritora Jarid Arraes. Foram publicados os seguintes verbetes: das heroínas negras Dandara dos Palmares, Carolina Maria de Jesus, Mariana Crioula, Tia Ciata, Zacimba Gaba, e o da autora Jarid Arraes.

2023[editar código-fonte]

De outubro de 2023 até março de 2024, os novos estudantes das disciplina Comunicação e Expressão para Engenheiros, do curso de Engenharia Eletrônica, e Português Instrumental, do curso de Licenciatura em Computação, participam de uma atividade de edição na Wikipédia. Desta vez, discentes e docente trabalham verbetes dentro do escopo de suas áreas de atuação. As oficinas deste período serão ministradas pela própria professora da disciplina, com auxílio dos monitores que adquiriram experiência a partir das ações anteriores realizadas em conjunto com o Projeto Mais Teoria da História na Wiki.

Commons
Commons