Wikipédia:Pedidos/Revisão de ações administrativas/Impugnação da eliminação de redirecionamento (25abr2019)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Impugnação da eliminação de redirecionamento (25abr2019)[editar código-fonte]

O artigo Lista de prefeitos de Brasília foi eliminado sem debate e sem eu ter sido avisado na PDU. Pedi o restauro da página e tive minha solicitação negada. Agora fiz um redirecionamento para a Lista de prefeitos e governadores do Distrito Federal e o editor @Fabiojrsouza: colocou para eliminação, então venho aqui pedir que isso seja desfeito, visto que Brasília é o próprio Distrito Federal e na década de 1960 já teve prefeitos. Foi sugerido pelo Fabio para abrir uma revisão de ação administrativa sobre a questão de restaurar o artigo, mas fiquei refletindo e acabei optando por criar um redirecionamento e agora peço que seja mantido. Pedro Jorge Nunes da Costa (discussão) 17h21min de 25 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Comentários[editar código-fonte]

Comentário Quanto à questão objeto desta RAA gostaria de dizer que WP:NRR lista casos em que redirecionamentos devem ser eliminados. Dentre eles temos:

"*Se o redirecionamento é incorreto ou enganoso (eg. Sítio para Leite).

(...)

Se o redirecionamento se enquadra na regra R1 da política de eliminação rápida:

[…] são considerados "desnecessários" redirecionamentos que não correspondam a uma alternativa válida e verificável ao próprio título do artigo de destino; (exemplo de alternativa válida: paludismo redireciona para malária)

[…] são considerados "desnecessários", consequentemente, os redirecionamentos que correspondem a erros ortográficos; (exemplo de alternativa inválida e suscetível à eliminação:largata redirecionando para lagarta)

[…] são considerados "indevidos" que não correspondam ao título de uma secção desenvolvida no artigo de destino, ou ainda, a uma porção suficientemente desenvolvida do texto do artigo ou de uma lista referenciada; (exemplo de alternativa válida: Estudo coorte redireciona para Tipos de estudo epidemiológico#Estudo Coorte"(grifo nosso)

O que se pretende, com a revisão, é que seja mantido um redirecionamento que aponta Lista de "prefeito de Brasília" para Lista de "prefeito do Distrito Federal" como se fossem sinônimos. Não são. Brasília não teve prefeito. Vamos às fontes: 1 - Reportagem site Terra. Em um ponto diz "Brasília já teve prefeito"(o que pode gerar o engano de que o redirecionamento seja válido). No entanto, algumas palavras após, diz essa mesma fonte:"A Prefeitura do Distrito Federal foi criada em 1960".(grifo nosso)

2 -Arquivo Público do DF. Diz claramente:"Prefeitura do Distrito Federal foi criada pela Lei nº 3.751 de 13 de abril de 1960"(grifo nosso)

3 - Lei nº 3.751 de 13 de abril de 1960. Diz a lei:

"Art. 4º Ao Distrito Federal, no desempenho da missão de promover o bem comum, incumbe:

a) zelar pela cidade de Brasília, pelas cidades satélites e comunidades que a envolvem, no território do Distrito Federal;

(...)

Art. 5º O govêrno do Distrito Federal será exercido pelo Prefeito e pela Câmara do Distrito Federal, com a cooperação e assistência dos órgãos de que trata a presente lei.

Art. 19. O Poder Executivo será exercido pelo Prefeito do Distrito Federal.

(...)

Art. 20. Compete ao Prefeito, além da iniciativa das leis, a administração dos negócios públicos locais, e especialmente:

(...)

IV - Defender os interêsses do Distrito Federal, nos têrmos da lei; Pode-se dizer (...)

XII - Manter relações com a União, Estados e Municípios, celebrar ajustes e convênios com a aprovação da Câmara do Distrito Federal, quando necessária; 

XIII - Representar o Distrito Federal em Juízo, ativa e passivamente, por intermédio dos seus procuradores e advogados. (...)

Art. 24. O Prefeito será processado e julgado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, nos crimes comuns e de responsabilidade." (grifos nossos)

As fontes citadas acima, principalmente a lei, são claras e cristalinas ao dizer que Brasília não é o mesmo que Distrito Federal e que Brasília nunca teve prefeito. A lei que deu organização política inicial a Brasília diz, claramente, que ao DF incumbe zelar por ela. Não existiu prefeito de Brasília. Pode-se dizer que Brasília é um local a que se deu o status de cidade mas que não se deu autonomia política específica (já que o distrito federal não foi dividido em municípios - apesar de que tecnicamente os prefeitos são prefeitos dos municípios e não das cidades (cidade é o nome que se dá ao distrito sede do município, portanto pode haver mais de um distrito em um município, mas apenas um com o status de cidade).

Diante do exposto o redirecionamento em questão não correspondam a uma alternativa válida e verificável ao próprio título do artigo de destino(grifo nosso). Por outro lado, conforme citado no início, são considerados "desnecessários" redirecionamentos que não correspondam a uma alternativa válida e verificável ao próprio título do artigo de destino; (exemplo de alternativa válida: paludismo redireciona para malária).(grifo nosso) Isso ocorre porque a Lista de prefeitos e governadores do Distrito Federal não possui pessoas que foram "prefeitos de Brasília" portanto é um redirecionamento para assunto com o qual não tem correlação.

Sei que a Wikipédia não é fonte para si mesmo, mas vou citar um trecho referenciado do artigo Brasília para que vejam que não cabe. Diz o artigo: "O último prefeito do Distrito Federal foi Wadjô da Costa Gomide (1969), quando o cargo foi transformado em governador". As fontes citadas no fim dessa frase são a acima citada (site terra) e Infobrasília (que fala em prefeito do DF e não de Brasília). Observe-se que Brasília é uma cidade e o DF está no nível de estados - não vou debater questões técnicas que envolvem a diferença pois o texto já está longo.

Por tudo o que foi exaustivamente exposto, a RAA deve ser julgada improcedente. O termo "Governador de Brasília" também é inválido pois nunca existiu. Peço desculpas pelo texto longo.FábioJr de Souza msg 16h59min de 29 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Predefinição:Comentário 2 A pessoa não pode procurar "Governador de Brasília" e cair em " Governador do Distrito Federal". Brasília e DF não são a mesma coisa (tanto que têm artigos diferentes). Brasília está contida no DF. Assim, até a lista de governadores de Brasília é inválida (o redir, no caso).FábioJr de Souza msg 16h56min de 30 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Avaliação dos demais usuários com estatuto equivalente[editar código-fonte]

Concordo com a revisão da ação, de modo a restaurar a página e manter seu redirecionamento para "Lista de prefeitos e governadores do Distrito Federal". Não considero que a regra ER1 ("redirecionamento indevido, desnecessário, sem afluentes, para páginas inexistentes ou eliminadas") possa ser aplicada a este caso, pois: I) o redirecionamento não é indevido ou desnecessário, sendo válido em seu intuito de esclarecer os leitores; II) a inexistência de afluentes não pode ser vista como motivo para eliminação, já que igualmente se mantém nos indicadores de busca (tanto os internos quanto os externos, como o Google); III) a página ao qual o artigo foi redirecionada não foi eliminada. Ademais, o título "Lista de prefeitos e governadores do Distrito Federal" não é o melhor possível, uma vez que o DF teve tanto prefeitos e governadores como também intendentes; "lista de mandatários" talvez fosse mais pertinente. Érico (disc.) 01h05min de 28 de abril de 2019 (UTC)[responder]

@Érico: Só para incrementar o meu pedido, existe Anexo:Lista de governadores de Brasília. Pedro Jorge Nunes da Costa (discussão) 03h11min de 28 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Conclusão[editar código-fonte]

Fim do prazo, um administrador concordou com a revisão. Dado isso, restauro o redirecionamento e, caso ainda ocorra dúvidas, recomendo que seja levado para consenso. Edmond Dantès d'un message? 08h16min de 29 de junho de 2019 (UTC)[responder]