Wikipédia:Projetos/Países/Brasil/Esqueleto para municípios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Política Proposta Esta página é uma política proposta para o projeto Subdivisões do Brasil quanto a Municípios. Seu conteúdo está em desenvolvimento e/ou sob discussão e não deve ser tomado como norma ou usado amplamente. Evite efetuar grandes alterações antes de discuti-las.

A proposta de esqueletos para os municípios foi revista, e, em função da complexidade do tema e da variação de possibilidades, assuntos e esqueletos possíveis, foi decidido que as seções, sua ordem e nomenclatura, são livres, respeitados o bom senso e algumas diretrizes dispostas aqui.

Itens a abordar[editar código-fonte]

Seria interessante que todo artigo de município falasse ao menos de aspectos como história, geografia, demografia, administração, estrutura urbana, economia, turismo, educação, saúde, segurança pública e problemas atuais.

Esses itens não precisam, necessariamente, estar nessa ordem, e nem nesses mesmos níveis. É possível, mas não obrigatório, que esses itens sejam subdvividos em vários outros, de acordo com a complexidade do assunto. Por exemplo, o item geografia poderia ser dividido em hidrografia, relevo, clima e vegetação.

Novamente, vale o bom senso na criação das seções, de forma que o artigo não fique como uma lista interminável e nem com várias seções de três linhas cada. Veja o artigo de São Paulo para um exemplo de como as seções foram divididas.

Artigos secundários[editar código-fonte]

Artigos secundários devem ser criados com extrema cautela. No caso de um assunto se tornar muito complexo ou extenso, é interessante se criar um artigo para abordar o assunto em questão, mas na imensa maioria dos casos eles não são necessários salvo exceções nos artigos dos principais municípios. Note que o artigo principal deve utilizar as predefinições {{artigo principal}}, {{artigos principais}} ou {{mais informações}} para referenciar os secundários.

Listas em geral são mal vistas nos artigos. É preferível que, se possível, seja desenvolvido um texto em vez de uma lista simples. Em alguns casos, como nas listas de prefeitos e bairros, pode-se criar um artigo secundário, do tipo "lista de bairros de Cuiabá", retirando então a lista do artigo principal, despoluindo-a. Para essas listas, vale o recomendado para os artigos secundários, na seção acima.