Wikipédia:Recomeçar do zero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este texto é uma tradução rápida e bastante resumida da página homóloga em inglês. Como cada projecto e a sua comunidade têm regras que nem sempre são as mesmas, cabe fazer uma advertência de que é provável que nem tudo o que o texto em inglês diz se aplique a este projecto. Mesmo assim, achei por bem criar esta página para introduzir o conceito de fazer de novo em discussões de eliminação.

Uma página pode estar tão irremediavelmente irreparável que a única solução é detonar e começar de novo (para clarificar da tradução inglesa: isto não significa necessariamente eliminação, mas sim refazer o conteúdo).

Detonam-se frequentemente páginas viciadas por violações de direitos autorais, promoção indevida e fábricas de sockpuppets com contas que editam com contrapartida monetária sem a devida declaração de conflito de interesses (faz-se urgente instrumentalizar algo no sentido desta política da enwiki.

Qualquer um —mesmo os autores versão anterior — pode recomeçar o artigo após a detonação, contanto que a nova versão não apresente as mesmos defeitos ou seja uma cópia total do conteúdo anterior. Por vezes o estrago pode ser reparado, mas o esforço necessário é infinitamente superior ao esforço que seria requerido para começar de novo.

Com artigos o argumento para Recomeçar do Zero deve ser o seguinte: se o conteúdo do artigo for inútil (incluindo todas a versões no histórico) mas o título pode ser útil, então podemos apagar o conteúdo e encorajar a recomeçar o artigo do zero. A situação tem de ser tal que se o artigo se mantiver, não terá valor nenhum. Quando este argumento for proposto, ainda existe a possibilidade do artigo ser reparado a tempo, e provar que o artigo na realidade tem valor.

É apenas quando o artigo não for reparável a tempo, que este argumento é válido. É facil de refutar este argumento no processo de eliminação WP:DRV porque se o artigo for reparado a tempo, o artigo já não é válido.