Wikipédia:Snuggle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The snuggle logo

Inscreva-se
Para ser notificado de novidades no desenvolvimento adicione seu nome de usuário na sign-up list e vigie o work log.


Comentários
Publique comentários para os desenvolvedores do Snuggle em Wikipédia Discussão:Snuggle.


Bugs & funcionalidades
Confira o repositório no bitbucket e o issue tracker.

Snuggle é um sistema web para observação e apoio a novatos. Ele é desenvolvido para permitir que tutores observem as atividades de usuários recém registrados separando novatos desejáveis (boa fé e produtivo) de indesejáveis (má fe e vândalos).

Essa ferramenta foi desenvolvida como resposta a uma pesquisa recente que aponta que a queda na retenção de usuários na Wikipédia[1] [2] é o resultado da ascensão de um ambiente hostil para novatos desejáveis [3] [4] e que os atuais sistemas de socialização da Wikipédia não auxiliam pois tutores não encontram os novatos quando esses mais precisam de ajuda[5] [6] . Snuggle é projetado para auxiliar wikipedistas experientes a identificar novatos desejáveis que estejam editando com boa fé e ajudá-los a evitar entrar em problemas na Wikipédia.


Interface de uso[editar | editar código-fonte]

Snuggle roda 100% dentro de uma página de navegador de internet. Ele provê uma lista de novatos, com um visualizador interativo de suas atividades através do tempo e mensagens que foram postadas na página de discussão dos usuários. Usando Snuggle, você pode rapidamente observar as atividades de uma lista de usuários recém registrados e marcá-los como novatos de boa fé que devem ser apoiados ou novatos de má fé que devem ser ignorados ou bloqueados. Você também pode, através do sistema, realizar algumas ações que afetam diretamente a Wikipédia, como mandar uma mensagem ao usuário ou solicitar seu bloqueio em "Wikipédia:Pedidos/Bloqueio".

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Snuggle é 100% software livre e o código fonte está disponível na Licença MIT[7] . Ele é desenvolvido sobre um servidor back-end python com interface frontend feita em HTML/Javascript/CSS. Você pode encontrar o repositório e o issue tracker no bitbucket.

Para testar a Versão 1.1 na Wikipédia em Inglês acesse http://snuggle.grouplens.org

Versão para Wikipedia em Português[editar | editar código-fonte]

No final do mês de Julho uma versão alfa do Snuggle estará disponível para a Wikipédia em Português e usuários serão convidados a testá-la para aprimoramento.

Desenvolvimento Local[editar | editar código-fonte]

Para que o Snuggle funcione de forma satisfatória na Wikipédia em Português é necessário que o arquivo de configurações locais possua expressões regulares que identifiquem padrões nas WP:Página de discussão do usuário. Já foram criadas algumas expressões para iniciarmos a versão alfa e esperamos incrementá-las durante os testes.

Caso você tenha conhecimento de expressões regulares, fique a vontade para criar um fork do projeto e enviar pull requests com melhorias. Caso você não saiba escrever expressões regulares mas tenha percebido casos que deveriam ser mapeados pelo Snuggle, deixe uma mensagem na página de comentários.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Wikimedia Foundation, The Editor Trends Study. http://strategy.wikimedia.org/wiki/Editor_Trends_Study
  2. Bongwon Suh, Gregorio Convertino, Ed H. Chi, and Peter Pirolli. 2009. [The singularity is not near: slowing growth of Wikipedia]. WikiSym '09. ACM, DOI=10.1145/1641309.1641322
  3. Halfaker, A., Geiger, R. S., Morgan, J., & Riedl, J. (2013). The Rise and Decline of an Open Collaboration System: How Wikipedia's reaction to sudden popularity is causing its decline. American Behavioral Scientist.
  4. Halfaker, A., Kids these days: The quality of new Wikipedia editors over time, Wikimedia Blog. March 27th, 2012.
  5. David R. Musicant, Yuqing Ren, James A. Johnson, and John Riedl. 2011. Mentoring in Wikipedia: a clash of cultures. WikiSym '11 173-182. DOI=10.1145/2038558.2038586
  6. Note that Musicant et al., 2011 was written before WP:Teahouse
  7. Licença