Yaakov Kamenetsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yaakov Kamenetsky
Nascimento 28 de Fevereiro de 1891
Kalushkove, Lituânia
Morte 10 de março de 1986 (95 anos)
Baltimore, Maryland
Nacionalidade  Lituânia
Ocupação Rabino

Yaakov Kamenetsky (Kalushkove, 28 de fevereiro de 1891 - 10 de março de 1986) foi um proeminente rabino e talmudista na pós- II Guerra Mundial junto à comunidade judaica americana.

Nasceu na aldeia de Kalushkove, Lituânia, em 1891. Pouco tempo depois, sua família se mudou para a aldeia de Dolhinov onde ele cresceu. Estudou em Minsk. Um tempo depois conheceu seu amigo ao longo da vida, o rabino Aharon Kotler, que viria a fundar a yeshiva Lakewood. Seu primo mais novo, o rabino Yaakov Yitzchak Ruderman, também cresceu em Dolhinov.

Enquanto estudava em Slabodka, Rabi Kamenetsky decidiu que queria passar um período no Talmud Torah Kelm, famoso por seu foco na tarefa e capacidade de evitar a distração. No entanto, ele sabia que se ele perguntou ao rabino Finkel diretamente ele seria recusado. Portanto, um dia ele tomou um caminho-redonda sobre a casinha em vez do direto que sempre usava. Rabino Finkel chamou-o e mandou-o para Kelm para aprender a disciplina.[1]

Rabino Kamenetsky foi nomeado rabino de Tzitavyan em 1926 e se mudou para a América do Norte em 1937, onde inicialmente tomaram posições rabínicas em Seattle e, em seguida, Toronto. De 1948 a 1968, ele dirigiu Mesivta Torá Vodaath em Brooklyn, Nova York. Junto com o Rabino Moshe Feinstein , levou o judaísmo americano em questões de orientação halachic e espiritual até 1986, quando os dois homens morreram.

Rabino Kamenetsky era conhecido como "Chakima D'Yehudai", o sábio dos judeus. Era conhecido por seu sorriso sempre presente e seu conhecimento em gramática hebraica. Hoje, seu filho o Rabino Shmuel Kamenetsky é considerado por muitos como o Hador Gadol, o maior rabino na América. Seus outros filhos são: Rabinos Binyamin (1923 -), Avraham , e Nathan Kamenetsky . Sua filha mais velha, Malka (1921 -), foi casada com o falecido rabino Yisrael Shurin (m. 2007).[2] A segunda filha, Rivka, é casada com o rabino Hirsch Diskind , o emérito Dean de Bais Yaakov de Baltimore . Dezenas de seus descendentes servir em cargos de liderança na América do Norte e em Israel.

Referências

  1. Heard from Rabbi Kamenetsky's son-in-law.
  2. Bio of R' Yisroel Shurin, Publicado em Ya'ated Neeman, 2007
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.