Yaksha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Yaksha (em sânscrito: यक्ष yakṣa) é o nome de uma ampla classe de espíritos da natureza, geralmente benevolentes, que são responsáveis ​​pela manutenção dos tesouros naturais escondidos na terra e das raízes das árvores. Eles aparecem em na mitologia Hindu, Jainista e Budista. A forma feminina da palavra é yakṣī (यक्षी) ou Yakshini (yakṣiṇī, यक्षिणी).

Nas mitologias mencionadas, o yakṣa tem uma dupla personalidade. Por um lado, um yakṣa pode ter a natureza de fadas inofensivas, associado a bosques e montanhas, mas também há uma versão mais sombria do yakṣa, que é uma espécie de fantasma (bhuta) que assombra o deserto e arma emboscadas para devorar os viajantes , semelhante aos rakṣasas.

Na ficção[editar | editar código-fonte]

  • Na série de anime e mangá InuYasha, o nome personagem principal (o mesmo da série) é formado pelos ideogramas que representam respectivamente "Cão" e "Yaksha".
  • Na série de anime e mangá Shurato, o personagem Gai Kuroki é o Rei Yasha
  • Na série de anime e mangá RG Veda, o personagem principal se chama Yasha. A série traz muitos outros nomes ligados ao hinduismo.