Saltar para o conteúdo

Quibe: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 189.24.3.5 (2k)
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Quibe_frito.JPG|thumb|250px|right|<center>Quibe frito decorado com acompanhamento de hortelã e limão</center>]]
Meu kibe :) O mais comido do Habibs!
[[Imagem:kibbeh.jpg|thumb|250px|right|<center>Quibe tradicional</center>]]


'''Quibe''' em [[português]] (em [[língua árabe|árabe]] كبة {{IPA|['kibbeh] or ['kubbah]}}) é um prato típico do [[Oriente Médio]] que consiste em um bolo de carne moída, temperada com ervas, que pode ser cru, cozido ou frito. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no [[Líbano]], [[Síria]], [[Palestina]] e [[Iraque]]. É também comum no norte da [[África]], na [[Turquia]], na península arábica e em parte do [[Cáucaso]], como na [[Armênia]].
Pretrick é conhecido por ser o amigo de Listerine.


No seu preparo mais comum consiste de uma massa de carne moída e trigo tabule, recheada originalmente com carne de [[carneiro]] e ervas. O formato, o tamanho e os ingredientes variam muito nos diferentes tipos de quibes. No Iraque existe um tipo de quibe onde a massa (crosta) é feita de arroz, chamado de '''Kubbat Halab'''. Também no Iraque, outro tipo de quibe é feito com a massa de carne e trigo, no formato arrendodado e chato, chamado de '''Kubbat Mosul'''. Finalmente existe um tipo de quibe [[assírio]]/iraquiano, onde o quibe é misturado e depois cozido com [[tomate]]s e [[tempero]]s.
Apesar de seu sotaque baiano, ele nasceu em jungle gonçalo!


O quibe com a carne e a mistura de tabule, sem a massa (crosta), pode ser servido crú, chamado ''[[kibbe nayye]]'', típico do [[Líbano]], [[Síria]], [[Palestina]] e [[Iraque]], acompanhado do lícor de [[arak]]. No [[Líbano]] o quibe cru servido num dia, é cozido para ser servido no dia seguinte.


Um acompanhamento tradicional do quibe é o [[Tahini|tahina]].
Conhecido também por estreiar o programa, meu amigo é um macaco onde ele era...adivinha? CACO CACO CACO!


Apesar de ser originário do [[Oriente Médio]], é um prato popular na [[América do Sul]], onde foi introduzido pelos imigrantes [[Síria|sírio]]-[[Líbano|libaneses]].
Ele faz muai tai, mas não pode lutar a noite, pois a noite consideram ele com vantagem por não poder ser visto pelo inimigo.

No Brasil, juntamente com a [[esfiha]], é tradicional prato da rede de restaurantes [[Habib's]]. Em [[Portugal]], é possível encontrá-lo na rede de restaurantes ''Joshua's Shoarma Grill'', de inspiração do Oriente Médio.

==Origem do nome==

A palavra [[árabe]] ''kubbeh'' significa '''bola''' <ref>MADINA, Maan Z. ''Arabic-English Dictionary of the Modern Literary Language''. [[1973]].</ref>. O termo é conhecido em outros idiomas pelas seguintes denominações:

* em [[língua armênia|armênio]]: ''kufteh''
* em [[língua castelhana|castelhano]] ([[América Latina]]): ''kipe'' or ''quipe''
* em [[língua inglesa|inglês]]: ''kibbe'' ou ''kibbeh''
* em [[língua turca|turco]]: ''içli köfte''

=={{Ver também}}==

* [[abobrinha recheada]]
* [[arroz marroquino]]
* [[beirute]]
* [[charuto de repolho]]
* [[charuto de uva]]
* [[coalhada]]
* [[fatuche]]
* [[esfiha]]

{{ref-section}}

[[Categoria:Salgados]]
[[Categoria:Culinária do Brasil]]
[[Categoria:Culinária do Líbano]]
[[Categoria:Culinária da Turquia]]
[[Categoria:Culinária de Israel]]
[[Categoria:Culinária do Iraque]]
[[Categoria:Culinária da Armênia]]
[[Categoria:Culinária da Síria]]

[[ar:كبة]]
[[de:Kibbeh]]
[[en:Kibbeh]]
[[es:Kibbeh]]
[[he:קובה (מאכל)]]
[[tr:İçli Köfte]]

Revisão das 20h02min de 18 de junho de 2008

Quibe frito decorado com acompanhamento de hortelã e limão
Quibe tradicional

Quibe em português (em árabe كبة ['kibbeh] or ['kubbah]) é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolo de carne moída, temperada com ervas, que pode ser cru, cozido ou frito. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria, Palestina e Iraque. É também comum no norte da África, na Turquia, na península arábica e em parte do Cáucaso, como na Armênia.

No seu preparo mais comum consiste de uma massa de carne moída e trigo tabule, recheada originalmente com carne de carneiro e ervas. O formato, o tamanho e os ingredientes variam muito nos diferentes tipos de quibes. No Iraque existe um tipo de quibe onde a massa (crosta) é feita de arroz, chamado de Kubbat Halab. Também no Iraque, outro tipo de quibe é feito com a massa de carne e trigo, no formato arrendodado e chato, chamado de Kubbat Mosul. Finalmente existe um tipo de quibe assírio/iraquiano, onde o quibe é misturado e depois cozido com tomates e temperos.

O quibe com a carne e a mistura de tabule, sem a massa (crosta), pode ser servido crú, chamado kibbe nayye, típico do Líbano, Síria, Palestina e Iraque, acompanhado do lícor de arak. No Líbano o quibe cru servido num dia, é cozido para ser servido no dia seguinte.

Um acompanhamento tradicional do quibe é o tahina.

Apesar de ser originário do Oriente Médio, é um prato popular na América do Sul, onde foi introduzido pelos imigrantes sírio-libaneses.

No Brasil, juntamente com a esfiha, é tradicional prato da rede de restaurantes Habib's. Em Portugal, é possível encontrá-lo na rede de restaurantes Joshua's Shoarma Grill, de inspiração do Oriente Médio.

Origem do nome

A palavra árabe kubbeh significa bola [1]. O termo é conhecido em outros idiomas pelas seguintes denominações:

Ver também

Referências

  1. MADINA, Maan Z. Arabic-English Dictionary of the Modern Literary Language. 1973.