Saltar para o conteúdo

Arrecife: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 200.172.230.130 (bl)
Linha 31: Linha 31:
[[no:Rev (maritimt)]]
[[no:Rev (maritimt)]]
[[sk:Rif (more)]]
[[sk:Rif (more)]]
uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu curtiçao

Revisão das 16h03min de 17 de agosto de 2008

 Nota: Se procura o município espanhol, veja Arrecife (Espanha).
Localização de recifes

Arrecife ou recife(nomenclatura atual) é uma formação rochosa submersa logo abaixo da superfície de águas oceânicas, normalmente próxima à costa e em áreas de pouca profundidade.

Os recifes são ecossistemas marinhos de grande biodiversidade que se desenvolvem em águas tropicais, atraindo a atenção de oceanógrafos e biólogos, além dos aficionados pelo mergulho.

Por se desenvolverem próximos à superfície da água dos oceanos, os recifes representam um grande perigo para a navegação, tendo sido a causa de diversos naufrágios.

Litoral de Pernambuco

Os recifes que protegem o litoral do estado de Pernambuco não são de corais, como muitas vezes são erroneamente definidos. Na verdade, todo recife que margeia a costa de Pernambuco é do tipo arenito. Há indícios de que o recife de Porto de Galinhas seja de coral, mas ainda não foi confirmado. Um recife de coral é formado desde sua origem por corais, que vão depositando novas colônias em cima dos esqueletos de corais (já mortos), o que não é o caso dos recifes pernambucanos. Entretanto, existe uma grande diversidade de corais ao longo do litoral de Pernambuco, cujos habitats principais são os recifes formados por sedimentação de areia com carbonato de cálcio ou óxido de ferro (recifes de arenito).

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.