Saltar para o conteúdo

Omar Aziz: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de Rnovellino (5k)
Linha 1: Linha 1:
'''Omar José Abdel Aziz''' ([[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[13 de agosto]] de [[1958]]) é um [[político]] [[brasil]]eiro, atual vice-governador do [[Amazonas]].
'''Omar José Abdel Aziz''', 43 anos, engenheiro civil, líder estudantil nos anos do Regime Militar, iniciou sua carreira política no começo da década de 80, como diretor do Centro Acadêmico de Engenharia da UA. Ele participou ativamente de vários movimentos visando a redemocratização do País, entre eles o das "Diretas Já".Assumiu a direção da Fundação de Desenvolvimento e Apoio Comunitário (Fundac), em 1987, seu primeiro cargo na vida pública.

Foi eleito vereador na cidade de Manaus por dois mandatos. A primeira vez em 1988 e a segunda em 92, quando foi o mais votado da capital e, por isso, conduzido à presidência da Câmara Municipal, tendo se notabilizado pelo trabalho moralizador naquela Casa.

Em seguida, em 1994, foi eleito o deputado estadual mais votado do Amazonas.

Foi candidato a vice-prefeito em 1996, na chapa do atual prefeito Alfredo Nascimento, acumulando o cargo com a Secretaria Municipal de Obras (Semosb), na qual foi um dos responsáveis pelas maiores obras viárias executadas na cidade nos últimos anos.

Em 2000 foi candidato à reeleição, novamente junto ao prefeito Alfredo Nascimento, quando assumiu o comando da campanha. Reeleito, foi reconduzido à Secretaria de Obras, onde permaneceu por cinco anos.

No ano de 2001, a convite do governador Amazonino Mendes, deixou a Semosb e assumiu o comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na qual foi o responsável pela implantação do Plano Estadual de Segurança.

Desincompatibilizou-se em abril de 2002 para concorrer, ainda como pré-candidato do PFL, ao Governo do Estado. Teve como companheiro de chapa nas eleições do ano passado o ex-prefeito Eduardo Braga, do PPS.

No dia primeiro de janeiro de 2003 foi empossado, junto com o governador eleito Eduardo Braga, vice-governador do Estado.


==Fontes==
*[http://www.amazonas.am.gov.br/pagina_interna1.php?cod=2 Portal Oficial do Goverdo do Amazonas]

<!--'''Omar José Abdel Aziz''' ([[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[13 de agosto]] de [[1958]]) é um [[político]] [[brasil]]eiro, atual vice-governador do [[Amazonas]].


No ano de [[2004]], Omar Aziz foi indiciado na [[CPMI]] da exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo acusado pelo crime de abuso e exploração sexual de crianças. Os relatórios da comissão mostravam que Aziz era também cliente de uma rede de [[prostituição]] envolvendo adolescentes de até 16 anos. Seu nome foi retirado da lista pelo senador amazonense [http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Virg%C3%ADlio_Neto Arthur Virgílio].
No ano de [[2004]], Omar Aziz foi indiciado na [[CPMI]] da exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo acusado pelo crime de abuso e exploração sexual de crianças. Os relatórios da comissão mostravam que Aziz era também cliente de uma rede de [[prostituição]] envolvendo adolescentes de até 16 anos. Seu nome foi retirado da lista pelo senador amazonense [http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Virg%C3%ADlio_Neto Arthur Virgílio].
Linha 27: Linha 7:
*[http://sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=58427 Governo Federal]
*[http://sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=58427 Governo Federal]
*[http://brasil.indymedia.org/en/red/2005/06/321381.shtml IMC Brazil])
*[http://brasil.indymedia.org/en/red/2005/06/321381.shtml IMC Brazil])
-->


{{esboço-político}}
{{esboço-político}}
Linha 35: Linha 14:
[[Categoria:Árabe-brasileiros]]
[[Categoria:Árabe-brasileiros]]
[[Categoria:Paulistas da cidade de São Paulo]]
[[Categoria:Paulistas da cidade de São Paulo]]

<!--
Omar José Abdel Aziz, 49 anos, engenheiro civil, casado, líder estudantil nos anos do Regime Militar, iniciou sua carreira política no começo da década de 80, como diretor do Centro Acadêmico de Engenharia da UA.

Participou ativamente de vários movimentos visando à redemocratização do País. Assumiu a direção da Fundação de Desenvolvimento e Apoio Comunitário (Fundac), órgão da Prefeitura de Manaus, em 1987, seu primeiro cargo na vida pública.

Omar Aziz foi eleito vereador na cidade de Manaus por dois mandatos. A primeira vez em 1988 e a segunda em 92, quando teve a maior votação da capital e, por isso, conduzido à presidência da Câmara Municipal, tendo se notabilizado pelo trabalho moralizador naquela Casa.

Em seguida, em 1994, foi eleito o deputado estadual mais votado do Amazonas, oportunidade em que criou o programa “Exija Seus Direitos”, que abriu na mídia um espaço de reivindicações às pessoas mais necessitadas.

Foi candidato a vice-prefeito em 1996, quando acumulou o cargo com a Secretaria Municipal de Obras (Semosb). Foi responsável pela execução das maiores obras de infra-estrutura da cidade nos últimos anos, como a construção de cinco viadutos e passagens de nível, de 164 casas de saúde do programa Médico da Família, além da urbanização de 54 bairros na capital.

Em 2000 foi reeleito vice-prefeito e reconduzido à Secretaria de Obras,onde permaneceu por cinco anos.

No ano de 2001, assumiu o comando da Secretaria de Estado da Segurança, época em que implantou um ousado Plano de Revitalização da Segurança Pública. Focou seu trabalho não somente na modernização do aparato de repressão, como também criou programas que beneficiam crianças e adolescentes em situação de urgência social, como o premiado “Galera Nota Dez”, reconhecido pelo Unicef como um dos mais eficazes na prevenção da criminalidade entre jovens.

Foi eleito vice-governador em 2003 e reeleito em 2007 e, junto com o governador Eduardo Braga, com quem realiza uma administração moderna e competente, que está preparando Manaus e o Amazonas para o futuro.

Família

É na família que Omar Aziz, candidato a prefeito pela coligação “União por Manaus” busca energias para recarregar as energias. Filho mais velho de uma família de cinco filhos (eram seis), Omar Aziz passou a desempenhar o papel de conselheiro dos irmãos, após o falecimento do pai, Mohamad Aziz, há 19 anos. Mas todos do clã familiar são unânimes em afirmar que a força maior dos Aziz reside no corpo de uma mulher de aparência frágil e voz macia. Dona de uma personalidade forte, Delfina Aziz, mãe de Omar, criou seis homens, perdeu um dos filhos num acidente automobilístico, mas não esmoreceu.

Com a esposa, Nejme, grávida de quatro meses, Omar, ao mesmo tempo em que aguarda a chegada de Johara – jóia no idioma árabe -, (primeiro filho da união) divide seu amor com mais três crianças, resultado da família formada a partir desta união: Omarzinho (filho do casamento anterior de Omar), Emjen e Enzo (filhos do primeiro casamento de Nejme).

Emenda não aprovada
Escutas da Polícia Federal feitas para a Operação Saúva, que desmontou um esquema de corrupção em licitações no Amazonas, acabaram flagrando, no final do ano 2005, o vice-governador do Estado e candidato à reeleição, Omar Aziz (PMN), que pressionava parlamentares da Assembléia Legislativa pela aprovação de uma emenda constitucional que garantiu a ele uma aposentadoria de aproximadamente R$ 20 mil após o término do Governo Eduardo Braga. As gravações também mostram Aziz tentando impedir a imprensa local de divulgar a notícia.

As gravações foram feitas em dezembro de 2005 e em janeiro de 2006, nas quais Aziz utilizava o telefone celular do seu assessor Manoel Paulino da Costa Filho, um dos presos pela PF por suspeita de envolvimento nas fraudes em licitações.

Nas conversas, Aziz, 47, tenta apressar a aprovação da emenda. Na época, ele temia não ser escolhido para compor a chapa à reeleição do governador Eduardo Braga (PMDB).

A emenda constitucional foi aprovada em 21 de dezembro de 2006, alterando o artigo 278 da Constituição do Estado do Amazonas, que concedia a aposentadoria somente a governadores. Assinaram a emenda Berlamino e os deputados Liberam Moreno (PHS), Vicente Lopes (PMDB), Wanderley Dallas (PMDB), Lino Chíxaro (PPS), Wallace Souza (PP), Arthur Virgílio Bisneto (PSDB) e Sinézio Campos (PT). A remuneração aprovada para o governador corresponde a 95% do salário de um desembargador (R$ 22 mil).
(Fonte: Observatório da Imprensa / http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=395ASP012)
-->

Revisão das 19h57min de 22 de setembro de 2008

Omar José Abdel Aziz (São Paulo, 13 de agosto de 1958) é um político brasileiro, atual vice-governador do Amazonas.

No ano de 2004, Omar Aziz foi indiciado na CPMI da exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo acusado pelo crime de abuso e exploração sexual de crianças. Os relatórios da comissão mostravam que Aziz era também cliente de uma rede de prostituição envolvendo adolescentes de até 16 anos. Seu nome foi retirado da lista pelo senador amazonense Arthur Virgílio.

Fontes

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.