Saltar para o conteúdo

Ano-luz: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
texto trocado por 'o pedro é totó a anos luz.'
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 87.103.93.118 (2k)
Linha 1: Linha 1:
'''Ano-luz''' é uma unidade de [[comprimento]] utilizada em [[astronomia]] e corresponde à distância percorrida pela [[luz]] em um ano, no vácuo. Seu plural é '''anos-luz'''. Em inglês, costuma-se abreviá-lo por "ly", de ''"light-year"''.
o pedro é totó a anos luz.

A luz desloca-se a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por [[segundo]] (nada viaja mais rápido do que ela), percorrendo 9,46 trilhões de quilômetros por ano entre os [[astros]]. Assim, a distância de [[alfa centauri|alfa Centauro]] até nós equivale a 4,2 anos-luz (40 trilhões / 9,46).

Para se calcular o valor de 1 ano-luz em quilômetros é necessário saber que a [[velocidade da luz]] no vácuo é de 299.792,458 [[quilômetros por segundo]] (Km/s) e que o tempo utilizado na definição é o chamado [[Ano Gregoriano]] Médio (ver [[Calendário gregoriano]]) com 365,2425 dias. Assim temos que o ano-luz vale 9 460 536 207 068 016 [[metros]]; ou também 63241,07710 [[unidade astronômica|UA]] (unidade astronômica).

==Miscelânea==
Segundo as leis da Física Moderna utilizadas atualmente, nada que possua massa pode se mover com uma velocidade linear maior que a da luz no vácuo, pois a massa de uma partícula aumenta de acordo com a equação:

m=m0 / (1-v²/c²)^½

onde:
m = massa da partícula;
v = velocidade da partícula;
c = velocidade da luz no vácuo;
m0= massa da partícula em repouso;

Ao análisar o limite dessa equação quando v tende a c, a massa da partícula tende ao infinito, assim, a energia necessária para uma partícula(por menor que seja) viajar à velocidade da luz no vácuo é infinita, o que é absurdo. Assim fica explicado por quê as leis da física atual proibem que algo viaje na velocidade da luz.


* A luz leva pouco mais de 1 segundo para viajar da [[Lua]] até a [[Terra]].
* A luz leva cerca de 8,3 minutos para viajar do [[Sol]] até a [[Terra]].
* A sonda espacial que se encontra mais distante de nós, [[Voyager 1]], estava a 12,5 horas-luz de distância da Terra em Janeiro de [[2004]].
* A segunda estrela mais próxima conhecida (a mais próxima é o [[Sol]]), [[Proxima Centauri]] está a 4,22 anos-luz de distância.
* Nossa [[Galáxia]], a [[Via Láctea]], tem cerca de 100 000 anos-luz de diâmetro.
* O universo observável tem um raio de cerca de 13 700 000 000 anos-luz. Isto porque o [[Big Bang]] ocorreu cerca de 13,7 bilhões de anos atrás e é impossível ver mais além desse tempo. Esse raio expande-se em todas as direções na velocidade de um segundo-luz por segundo.
* Como nossa galáxia tem 100 000 anos-luz de diâmetro, uma nave espacial hipotética, viajando próximo à velocidade da luz, precisaria de pouco mais de 100 000 anos para cruzá-la. Entretanto, isso apenas é verdade para um observador em repouso com relação à galáxia; a tripulação da nave espacial experimentaria essa viagem em um tempo bem menor. Isso por causa da [[dilatação do tempo]] explicada pela teoria da [[relatividade restrita|relatividade especial]]. Por outro lado, a tripulação iria vivenciar uma contração da distância da galáxia: do ponto de vista deles, a galáxia vai aparentar estar muito diminuida

=={{Ver também}}==
*[[Parsec]]
*[[Warp]]

[[Categoria:Unidades de comprimento]]
[[Categoria:Astronomia]]

[[an:Año luz]]
[[ang:Lēohtgēar]]
[[ar:سنة ضوئية]]
[[ast:Añu lluz]]
[[be:Светлавы год]]
[[be-x-old:Сьветлавы год]]
[[bg:Светлинна година]]
[[bn:আলোক বর্ষ]]
[[br:Bloavezh-gouloù]]
[[bs:Svjetlosna godina]]
[[ca:Any-llum]]
[[cs:Světelný rok]]
[[cy:Blwyddyn golau]]
[[da:Lysår]]
[[de:Lichtjahr]]
[[el:Έτος φωτός]]
[[en:Light-year]]
[[eo:Lumjaro]]
[[es:Año luz]]
[[et:Valgusaasta]]
[[eu:Argi-urte]]
[[fa:سال نوری]]
[[fi:Valovuosi]]
[[fr:Année-lumière]]
[[ga:Solasbhliain]]
[[gan:光年]]
[[gl:Ano luz]]
[[gu:પ્રકાશવર્ષ]]
[[he:שנת אור]]
[[hi:प्रकाश-वर्ष]]
[[hr:Svjetlosna godina]]
[[hu:Fényév]]
[[id:Tahun cahaya]]
[[io:Lumyaro]]
[[is:Ljósár]]
[[it:Anno luce]]
[[ja:光年]]
[[ka:სინათლის წელიწადი]]
[[kn:ಜ್ಯೋತಿರ್ವರ್ಷ]]
[[ko:광년]]
[[ku:Saletîrêj]]
[[la:Spatium lucis annuae]]
[[lb:Liichtjoer]]
[[li:Leechjaor]]
[[lo:ປີແສງ]]
[[lt:Šviesmetis]]
[[lv:Gaismas gads]]
[[mk:Светлосна година]]
[[ml:പ്രകാശവര്‍ഷം]]
[[mn:Гэрлийн жил]]
[[ms:Tahun cahaya]]
[[mt:Sena dawl]]
[[nah:Tlāhuīlxihuitl]]
[[nds:Lichtjohr]]
[[nl:Lichtjaar]]
[[nn:Lysår]]
[[no:Lysår]]
[[om:Wagga Iffa]]
[[pl:Rok świetlny]]
[[qu:Achkiy wata]]
[[ro:An-lumină]]
[[ru:Световой год]]
[[scn:Annu luci]]
[[sh:Svjetlosna godina]]
[[simple:Light year]]
[[sk:Svetelný rok]]
[[sl:Svetlobno leto]]
[[sq:Dritëviti]]
[[sr:Светлосна година]]
[[sv:Ljusår]]
[[sw:Mwaka wa nuru]]
[[ta:ஒளியாண்டு]]
[[te:కాంతి సంవత్సరం]]
[[th:ปีแสง]]
[[tr:Işık yılı]]
[[uk:Світловий рік]]
[[ur:نوری سال]]
[[uz:Yorugʻlik yili]]
[[vi:Năm ánh sáng]]
[[vo:Litayel]]
[[yi:ליכט יאר]]
[[zh:光年]]
[[zh-min-nan:Kng-nî]]
[[zh-yue:光年]]

Revisão das 23h16min de 14 de novembro de 2008

Ano-luz é uma unidade de comprimento utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo. Seu plural é anos-luz. Em inglês, costuma-se abreviá-lo por "ly", de "light-year".

A luz desloca-se a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo (nada viaja mais rápido do que ela), percorrendo 9,46 trilhões de quilômetros por ano entre os astros. Assim, a distância de alfa Centauro até nós equivale a 4,2 anos-luz (40 trilhões / 9,46).

Para se calcular o valor de 1 ano-luz em quilômetros é necessário saber que a velocidade da luz no vácuo é de 299.792,458 quilômetros por segundo (Km/s) e que o tempo utilizado na definição é o chamado Ano Gregoriano Médio (ver Calendário gregoriano) com 365,2425 dias. Assim temos que o ano-luz vale 9 460 536 207 068 016 metros; ou também 63241,07710 UA (unidade astronômica).

Miscelânea

Segundo as leis da Física Moderna utilizadas atualmente, nada que possua massa pode se mover com uma velocidade linear maior que a da luz no vácuo, pois a massa de uma partícula aumenta de acordo com a equação:

m=m0 / (1-v²/c²)^½

onde:

     m = massa da partícula;
     v = velocidade da partícula;
     c = velocidade da luz no vácuo;
     m0= massa da partícula em repouso;

Ao análisar o limite dessa equação quando v tende a c, a massa da partícula tende ao infinito, assim, a energia necessária para uma partícula(por menor que seja) viajar à velocidade da luz no vácuo é infinita, o que é absurdo. Assim fica explicado por quê as leis da física atual proibem que algo viaje na velocidade da luz.


  • A luz leva pouco mais de 1 segundo para viajar da Lua até a Terra.
  • A luz leva cerca de 8,3 minutos para viajar do Sol até a Terra.
  • A sonda espacial que se encontra mais distante de nós, Voyager 1, estava a 12,5 horas-luz de distância da Terra em Janeiro de 2004.
  • A segunda estrela mais próxima conhecida (a mais próxima é o Sol), Proxima Centauri está a 4,22 anos-luz de distância.
  • Nossa Galáxia, a Via Láctea, tem cerca de 100 000 anos-luz de diâmetro.
  • O universo observável tem um raio de cerca de 13 700 000 000 anos-luz. Isto porque o Big Bang ocorreu cerca de 13,7 bilhões de anos atrás e é impossível ver mais além desse tempo. Esse raio expande-se em todas as direções na velocidade de um segundo-luz por segundo.
  • Como nossa galáxia tem 100 000 anos-luz de diâmetro, uma nave espacial hipotética, viajando próximo à velocidade da luz, precisaria de pouco mais de 100 000 anos para cruzá-la. Entretanto, isso apenas é verdade para um observador em repouso com relação à galáxia; a tripulação da nave espacial experimentaria essa viagem em um tempo bem menor. Isso por causa da dilatação do tempo explicada pela teoria da relatividade especial. Por outro lado, a tripulação iria vivenciar uma contração da distância da galáxia: do ponto de vista deles, a galáxia vai aparentar estar muito diminuida

Ver também