Saltar para o conteúdo

Francisco III Gonzaga: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: {{Info/Monarca | nome = '''Francisco III Gonzaga''' | título = '''Duque de Mântua e Marquês de Monferrato''' | r...
(Sem diferenças)

Revisão das 10h41min de 5 de março de 2015

Francisco III Gonzaga
Duque de Mântua e Marquês de Monferrato

Retrato anónimo (Séc XVI)
Reinado 1540 - 1550
Consorte Catarina de Áustria
Nascimento 10 de março de 1533
  Mântua, Ducado de Mântua
Morte 22 de fevereiro de 1550 (16 anos)
  Mântua, Ducado de Mântua
Casa Casa Ducal de Mântua
Dinastia Família Gonzaga
Pai Frederico II Gonzaga, Duque de Mântua
Mãe Margarida Paleologa
Filho(s) sem descendência

Francisco III Gonzaga, em italiano Francesco III Gonzaga (10 de março de 153322 de fevereiro de 1550) foi Duque de Mântua e Marquês de Montferrato de 1540 até à sua morte. Era o filho mais velho de Frederico II Gonzaga, Duque de Mântua e de sua mulher Margarida Paleologa. Em 22 de outubro de 1549,casou com Catarina de Áustria, filha do imperador Fernando I.

Biografia

Francisco III tinha apenas 7 anos quando o seu pai morre mas, apesar disso, é aclamado Duque de Mântua em 5 de julho de 1540, sob regência de sua mãe Margarida Paleologa e dos tios Hercules Gonzaga e Ferrante Gonzaga, que são nomeados seus tutores.

O imperador Carlos V, concede-lhe a investidura como monarca dos referidos territórios em 28 de junho de 1543, encontrando-se com o pequeno Francisco e sua mãe no castelo de Medole, na presença de Ferrante Gonzaga, governador de Milão, e do cardeal Hércules Gonzaga. Na mesma ocasião, foram acordadas as núpcias do pequeno duque com a sobrinha do imperador, Catarina de Áustria, filha de Fernando de Habsburgo.

As núpcias realizaram-se em 22 de outubro de 1549, logo após Francisco ter completado os dezasseis anos de idade. A vida em comum dos dois jovens esposos teve uma breve duração: um par de meses após a chegada a Mântua da consorte, o duque cai nas gélidas águas dum lago durante uma caçada, ficando com os pulmões seriamente afetados. Após um período em que parecia ter recuperado, o jovem duque tem uma recaída e morre. Foi sepultado na Basilica di Santa Barbara.[1]

Catarina regressa à Áustria e a sucessão ducal passa a Guilherme Gonzaga, irmão mais novo de Francisco, ainda sob a tutela da mãe e dos tios.

Ascendência

Ancestrais


Note

Bibliografia

  • Giuseppe Coniglio. I Gonzaga. Varese, Dall'Oglio, 1967.
  • Lorenzo Bignotti. La Zecca di Mantova e Casale (Gonzaga). Mantova, Grigoli, 1984


Ver também

Ligações externas

Precedido por
Frederico II Gonzaga

Duque de Mântua

1540 - 1550
Sucedido por
Guilherme I Gonzaga
Precedido por
Frederico II Gonzaga

Marquês de Monferrato

1540 — 1550
Sucedido por
Guilherme X Gonzaga

Referências