Saltar para o conteúdo

Freelancer: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 201.86.23.132 para a versão 42049517 de Ricvelozo (SPAM), com Reversão e avisos.
m Enriquecimento do conteúdo introdutório por meio de citação, através da qual o leitor é apresentado ao conceito "plataforma online de trabalho".
Linha 3: Linha 3:
{{sem notas|data=outubro de 2013}}
{{sem notas|data=outubro de 2013}}
{{Reciclagem|data=Fevereiro de 2008}}
{{Reciclagem|data=Fevereiro de 2008}}
'''''Freelancer''''', também conhecido popularmente no [[Brasil]] pelas expressões ou [[gíria]]s '''freela''' ou '''frila''', é o termo inglês para denominar o [[profissional autônomo]] que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de [[jornalismo]], ''[[design]]'', [[propaganda]], [[Web]], [[tecnologia da informação]], [[música]] e muitos outros.
'''''Freelancer''''', também conhecido popularmente no [[Brasil]] pelas expressões ou [[gíria]]s '''freela''' ou '''frila''', é o termo inglês para denominar o [[profissional autônomo]] que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de [[jornalismo]], ''[[design]]'', [[propaganda]], [[Web]], [[tecnologia da informação]], [[música]] e muitos outros. Plataformas online de trabalho, como [http://www.upwork.com Upwork], [http://www.guru.com Guru] e [http://www.freelancer.com Freelancer], são usados por freelancers para captar clientes e projetos.<ref>{{citar web|URL = http://www.remotetobe.com/lesson/onde-encontrar-trabalho-online/|título = Onde Encontrar Trabalho Online|data = |acessadoem = 10 de outubro de 2015.|autor = Remote To Be|publicado = }}</ref>


A expressão, literalmente traduzida como "[[lanceiro]] livre", deriva dos [[cavaleiros]] medievais [[mercenários]], que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear. Ela apareceu pela primeira vez no livro "[[Ivanhoé]]", de [[Sir Walter Scott]], em [[1819]], no trecho:
A expressão, literalmente traduzida como "[[lanceiro]] livre", deriva dos [[cavaleiros]] medievais [[mercenários]], que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear. Ela apareceu pela primeira vez no livro "[[Ivanhoé]]", de [[Sir Walter Scott]], em [[1819]], no trecho:

Revisão das 20h27min de 10 de outubro de 2015

 Nota: Para o jogo, veja Freelancer (jogo eletrônico).

Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros. Plataformas online de trabalho, como Upwork, Guru e Freelancer, são usados por freelancers para captar clientes e projetos.[1]

A expressão, literalmente traduzida como "lanceiro livre", deriva dos cavaleiros medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear. Ela apareceu pela primeira vez no livro "Ivanhoé", de Sir Walter Scott, em 1819, no trecho:

"I offered Richard the service of my Free Lances, and he refused them — I will lead them to Hull, seize on shipping, and embark for Flanders; thanks to the bustling times, a man of action will always find employment."

A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é, sobretudo, de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo de seus cursos de formação e, encontrando dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos. Outra questão refere-se à legalização: em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos.

Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

Escolhendo sua área de atuação

O trabalho de freelancer reserva surpresas tanto positivas quanto negativas. Dentre as positivas podemos citar a liberdade de horário, a flexibilidade de orçamentos e os desafios constantes, provocados pelas trocas sucessivas de ambiente de trabalho. No entanto, existem obstáculos algumas vezes grandiosos, como falta de liquidez financeira, pouco valor reconhecido e captação de novos projetos.

Tem-se identificado que a maneira mais acertada de se evitar este contratempo é percorrer um ciclo inicial de planejamento pessoal, que inclua pequenos pontos de verificação ao longo do trajeto. Este planejamento tenderá a ser maior ou menor, de acordo com a área escolhida. A atividade do freelancer concentra-se, sobretudo, no ramo da comunicação. A título de exemplo, podemos citar funções como:

Ver também

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete freelancer.
  1. Remote To Be. «Onde Encontrar Trabalho Online». Consultado em 10 de outubro de 2015.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)