Tramaga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Água de Todo o Ano)
Portugal Tramaga 
  Freguesia portuguesa extinta  
Localização
Mapa
Mapa de Tramaga
Coordenadas 39° 13' 23" N 8° 02' 15" O
Município primitivo Ponte de Sor
História
Extinção 28 de janeiro de 2013
Características geográficas
Área total 97,16 km²

Tramaga é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Ponte de Sor, com 97,16 km² de área e 1 542 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 15,9 hab/km².

Foi oficialmente criada em 11 de Junho de 1993, por desmembramento da freguesia de Ponte de Sor. Pela última Reorganização administrativa do território das freguesias, de acordo com a Lei nº 11-A/2013 de 28 de Janeiro, esta freguesia juntamente com as freguesias de Ponte de Sor e Vale de Açor passou a constituir a freguesia de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor com sede em Ponte de Sor.

Localização no Concelho de Ponte de Sor

População[editar | editar código-fonte]

Nº de habitantes [1]
2001 2011
1 732 1 542

Criada pela Lei nº 17-C/93, de 11 de Junho, com lugares desanexados da freguesia de Ponte de Sor

História[editar | editar código-fonte]

A Freguesia de Tramaga foi fundada por Decreto-Lei, datado de 11 de Junho de 1993. Derivou da freguesia de Ponte de Sôr, e apresenta os seguintes contornos geográficos: a norte, confronta com o limite sul do concelho de Abrantes, ao longo da estrada nacional n.° 367 até ao cruzamento com a estrada nacional n.º 2; a nascente, orienta-se em direcção ao ribeiro do Zambujinho que percorre até à foz na ribeira de Sor; a sul, estende-se a partir da foz da ribeira de Vale de Boi até ao limite das freguesias de Galveias e Montargil com esta última, confrontando-se ainda a poente com Foros do Arrão.

Tramaga dista da sua sede de concelho cerca de 3 km. Próxima da ribeira do Sôr e do ribeiro do Padrão ou das Ónias, foi conhecida durante muito tempo como aldeia da "Água de Todo o Ano".

Esta povoação, cuja história está intimamente ligada à história da freguesia de Ponte Sôr, fora certamente povoada no tempo dos romanos, que fundaram uma via militar, mais conhecida por estrada do Alicerce, e estivera subordinada ao poder da Ordem dos Templários.

Com a denominação de Água Todo o Ano, existia já no ano de 1864, tendo 11 fogos e 40 pessoas. A pequena aldeia era atravessada pela antiga e movimentada estrada de Montargil. A proximidade com essa via de comunicação e ainda o aforamento e povoamento de terras, que foram divididas em glebas, trouxeram-lhe prosperidade.

O nome de Tramaga foi-lhe dado pelo povo, não há muitos anos. Primo Pedro da Conceição Freire Andrade explica a mudança de nome, do modo seguinte. "O lavrador do Cansado, António Manuel Rocas, passava por ali, quase diariamente, para ir a sua herdade. Um dia, em conversa com um habitante do lugar, apreciavam o desenvolvimento que esta estava tomando. o seu interlocutor afirmava que, a continuar assim, a povoação dentro em pouco se tornaria numa aldeia, ao que aquele redarguiu, em tom depreciativo: - Ora, Aldeia de Tramaga!"

O motivo que terá levado a tão imediata denominação, com a qual rapidamente o povo se familiarizou, deveu-se à abundância de tramagas na aldeia. O autor citado refere que as próprias instituições oficiais a aceitaram, sem relutância, e "nem sequer esperaram que o Governo sancionasse, como era necessário, a mudança de nome".

A povoação foi crescendo e apropriando-se lugares, como Caldeirão e Casas Novas. Desenvolveu a sua indústria de carvão de lenha, a extracção de cortiça, a própria indústria de pré-esforçado, o cultivo da azeitona e a produção de tabaco e ainda o pequeno comércio tradicional.

O moinho novo de Tramaga, localizado na margem esquerda do Sôr, recorda o trabalho de dezenas de gerações de moleiros que, outrora, faziam a farinha para os seus fregueses. É um moinho antigo, embora lhe chamem novo, porque fora certamente o último a ser construído na linha de moinhos localizada ao sul da vila, entre Sobreira e Tramaga. Pedro P. da Conceição Freire de Andrade, referia que no local onde o Moinho Novo se situa, existia um admirável pego, com grande abundância de peixe, óptimo para a pesca à cana.

Dados gerais[editar | editar código-fonte]

  • Festas e Romarias: Festa da Páscoa e Senhor da Fonte Santa.
  • Património Cultural Edificado: Igreja Matriz, moinho novo da Tramaga, capela do Monte Velho e capela do Senhor da Fonte Santa.
  • Outros locais de interesse turístico: Pousada de Monte de Marvila (turismo de habitação).
  • Gastronomia: Achegã grelhado, lebre, coelho bravo à caçador, assado na brasa com arroz, perdiz, pombo bravo e matança do porco.
  • Artesanato: Objectos em madeira e cortiça, "couchos" e tapetes de Arraiolos.
  • Colectividades: Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Tramaga.

Património[editar | editar código-fonte]

A antiga freguesia de Tramaga é detentora de um património edificado de interesse cultural. A título de exemplo, destaca-se, neste ponto, a Igreja Matriz, a capela do Monte Velho e a capela do Senhor da Fonte Santa. Na Margem esquerda do rio Sôr, localiza-se o chamado moinho novo de Tramaga, que é um digno representante da tradição de moleiros locais.

A Gastronomia da região, o artesanato de objectos de madeira e cortiça, de "cochos" e tapetes de Arraiolos, as actividades desportivas de caça e pesca, para além do que já mencionado centro de equitação e da Pousada de Marvilla são referências importantes numa enumeração, ainda que incompleta, dos principais pólos de atracção turística da freguesia. As unidades de Turismo em espaço rural e a pousada de Marvilla compõem a oferta hoteleira de Tramaga.

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

  • Junta de Freguesia de Tramaga
  • Extensão de Saúde de Tramaga
  • EB 1 de Tramaga
  • Jardim de Infância de Tramaga
  • Multibanco de Tramaga

Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.