Ângulo central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O ângulo AÔB é ângulo central.

Um ângulo central é um ângulo cujo vértice é o centro de um círculo, e duas semirretas o compõem, portanto, atravessam a circunferência em dois pontos distintos. O ângulo central determina um arco entre estes dois pontos, cuja medida é, por definição, igual à medida do próprio ângulo central. Se numa circunferência de centro um ângulo central determina um arco , dizemos que:

é o arco correspondente ao ângulo central , ou é o arco subentendido por .

Medida do ângulo central e do arco correspondentes[editar | editar código-fonte]

A congruência, a adição e a desigualdade de arcos são estabelecidas em correspondência com a congruência, a adição e a desigualdade dos ângulos centrais correspondentes. Portanto, para medir um arco tomando outro arco da mesma circunferência como unidade (arco unitário) basta utilizar os respectivos ângulos centrais.

Assim, tomando-se para unidade de arco (arco unitário) o arco definido na circunferência por um ângulo central unitário (unidade de ângulo), temos: a medida de um arco de circunferência é igual à medida do ângulo central correspondente.[1]

Notas e Referências

  1. Dolce, Osvaldo (2013). Fundamentos de Matemática Elementar 9: Geometria Plana (São Paulo: Atual). 


Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.