Étienne Brûlé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2008)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Étienne Brûlé
Nascimento 1592
Xu
Morte junho de 1633 (41 anos)
Canadá
Cidadania França

Étienne Brûlé (1592 - 1633) foi um explorador francês que explorou o Canadá nas primeiras décadas do século XVII. Ele nasceu na França, viajou para a colónia francesa de Nova França e 1608, e foi ordenado por Samuel de Champlain para viver com os hurões em 1610, onde Brûlé aprendeu o idioma e os costumes dos nativos.

Brûlé foi, provavelmente, o primeiro europeu a ver o Lago Huron, o Lago Ontário, o Lago Erie e o Lago Superior. Na volta, foi capturado e torturado pelos iroqueses. Brûlé então foi solto pelos iroqueses. Champlain e os jesuítas franceses pesadamente criticaram Brûlé, que havia adotado os costumes dos nativos.

Brûlé deixou o Quebec para viver com os hurões na década de 1620. Como ele não era mais leal aos franceses, Brûlé ajudou os britânicos a capturarem a Cidade de Quebeque em 1629. Em 1633, Brûlé foi capturado pelos iroqueses novamente, em uma batalha entre iroqueses e os hurões. Brûlé conseguiu escapar, mas quando ele retornou à aldeia hurão, os hurões não acreditaram na história de Brûlé, tendo torturado-no até a morte.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Douglas, Gail (2003). Étienne Brûlé: The Mysterious Life and Times of An Early Canadian Legend, Canmore, Alberta: Altitude Publishing Canada, 141 p. (ISBN 1-55153-961-6)
  • Baker, Daniel ed. Explorers and Discoverers of the World. Detroit: Gale Research, 1993
  • Cranston, James Herbert (1949). Etienne Brulé, Immortal Scoundrel, Toronto : The Ryerson Press, 144 p.
  • Butterfield, Consul Willshire (1898). History of Brulé's Discoveries and Explorations, 1610–1626, Cleveland: Helman-Taylor, 184 p. (online: archive.org, Library of Congress)
  • Woods, Shirley E., Jr. "Ottawa: The Capital of Canada" Doubleday, 1980., p 9.
  • David Hackett Fischer. Champlain’s Dream. New York: Simon and Schuster, 2008.
  • Grace Morrison. Étienne Brûlé. Markham: Fitzhenry and Whiteside, 1989.
  • Gervais Carpin. Le Réseau du Canada. Québec : Presses de L’Université de Paris-Sorbonne, 1999.
  • James Herbert Cranston. Étienne Brûlé : Immortal Scoundrel. Toronto : The Ryerson Press, 1949.
  • Serge Bouchard, Marie Christine Lévesque (2014) Ils ont couru l'Amérique : De remarquables oubliés Tome 2 (chapitre 1), Lux Éditeur


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.