Ϛ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stigma uc lc.svg
Alfabeto grego
Αα Αlfa Νν Nu
Ββ Beta Ξξ Csi
Γγ Gama Οο Ómicron
Δδ Delta Ππ Pi
Εε Épsilon Ρρ
Ζζ Zeta Σσς Sigma
Ηη Eta Ττ Tau
Θθ Teta Υυ Úpsilon
Ιι Iota Φφ Fi
Κκ Capa Χχ Qui
Λλ Lambda Ψψ Psi
Μμ Mu Ωω Ômega
Letras obsoletas
Digamma uc lc.svg Digamma Qoppa uc lc.svg Qoppa
San uc lc.svg San Sampi uc lc T-shaped.svg Sampi
Outros caracteres
Stigma uc lc.svg Stigma Sho uc lc.svg Sho
Heta uc lc.svg Hetá

Stigma (Ϛ, ς) era uma antiga ligadura do alfabeto grego que portava o fonema /st/ e que só se conservou na escrita atual porque serve para o sistema de numeração grego. Por vezes utilizada nos tempos modernos para representar o numeral grego 6. No entanto, hoje em dia στʹ (ΣΤʹ) são cada vez mais usadas para representar o número 6 ou o ordinal 6o.

Ao contrário ao que parece, o Stigma não é um Sigma final (ς), nem um Digamma minúsculo (ς): na verdade, ele é uma ligação de um Sigma lunar (C) com um Tau (T) que, a princípio, se escrevia Grec oncial stigma.png (CT). Mas logo a ligadura se simplificou para Ϛ. Assim, se podia escrever ΚΟΝCΤΑΝΤΙΝΟΣ ou ΚΟΝϚΑΝΤΙΝΟΣ para Constantinos (ver Constantinópolis).

"Stigma" também se referia à grafia manuscrita da letra Digamma quando usada como o numeral grego 6. Este nome é um equívoco moderno. A ligação στ não apareceu na Antigüidade, pois só começou a ser escrita nos manuscritos posteriores, da Idade Média. No Lexicon de Sófocles, em grego bizantino, o qual abarca o período grego final, de 1000 d.C., não faz menções do "Stigma" como ligadura, nem como cifra.

Devido a uma confusão com o Digamma (Ϝ), que se traçava mais simplesmente, Koppa intermediaire.png a princípio e logo se confundia w com st, e eles decidiram tirar o Stigma (na época, Grec oncial stigma.png) de uso freqüente. No efeito, os dois caracteres escreviam-se de maneira muito semelhante.

Atualmente, em Unicode, o Stigma está codificada como "Letra grega stigma" U+03DA (Ϛ) e "Letra grega stigma minúscula" U+03DB (ϛ). Esta letra minúscula tem aparência similar à do Sigma final (ς), e ao Dígamma minúsculo(ς) porém o arco superior tende a ser um pouco mais largo, estendendo-se mais à direita.

Classificação[editar | editar código-fonte]

  • Alfabeto = Alfabeto grego
  • Fonética = /Es/ + /Te/ ou /Se/ + /Te/, Transletrear para ST.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]