11.ª Brigada de Assalto Aéreo de Guardas (Rússia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Insígnia da 11.ª Brigada de Assalto Aéreo de Guardas

A 11.ª Brigada de Assalto Aéreo de Guardas (em russo: 11-я отдельная гвардейская десантно-штурмовая бригада) é uma brigada de paraquedistas das Tropas Aerotransportadas da Rússia, atualmente sediada em Sosnovy Bor, perto de Ulan-Ude, na Buriácia. A brigada foi formada pela primeira vez em 1968 como a 11.ª Brigada de Assalto Aéreo Separada, e dois de seus regimentos de helicópteros lutaram na Guerra do Afeganistão.[1] A brigada foi formada em 1968 em Mogocha como a 11.ª Brigada Aerotransportada Separada. Em 1971, tornou-se a 11.ª Brigada de Assalto Aéreo. Em 1988, a brigada voltou a ser uma brigada aerotransportada. Ela mudou-se para Ulan-Ude em maio de 1993. A brigada tornou-se uma brigada de assalto aéreo em 1998. Em 2015, a brigada recebeu o título de Guardas.

Em janeiro de 2022, elementos da brigada foram supostamente enviados para a Bielorrússia no contexto da crise da Ucrânia.[2] A brigada foi então empregada na subsequente invasão da Ucrânia.

Durante a invasão russa da Ucrânia, alguns membros da 11.ª Brigada de Assalto Aéreo de Guardas - o Capitão Mikhoyev e o Cabo Kasatkin - foram capturados como prisioneiros de guerra pelas Forças Armadas da Ucrânia.[3] Em 7 de março de 2022, as forças militares ucranianas afirmaram ter matado o Tenente-coronel Denis Glebov, vice-comandante da brigada, em ação nos arredores de Carcóvia.[4]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.