1Q84

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
1Q84
1Q84 (livros 1, 2 e 3) (PT)
Autor (es) Haruki Murakami
Idioma japonês
País  Japão
Género Romance
Lançamento 2009, 2010
Edição portuguesa
Tradução Maria João Lourenço
Editora Casa das Letras
Lançamento 2011, 2012, 2013
Edição brasileira
Tradução Lica Hashimoto

1Q84 é um livro do escritor japonês Haruki Murakami,[1] publicado originalmente em três volumes, entre 2009 e 2010.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Esta secção contém revelações sobre o enredo.

Livro 1[editar | editar código-fonte]

Aomame e Tengo, dois personagens, duas histórias paralelas que acontecem entre Abril e Junho de 1984. Aomame é uma mulher perto dos 30 anos de idade, professora de artes marciais e secretamente uma assassina. Tengo, um professor, também na casa dos 30 anos, que aspira a ser escritor. Assim, ele consegue uma oportunidade que muda a sua vida completamente.

Livro 2[editar | editar código-fonte]

No segundo volume, as duas histórias em paralelo cruzam-se numa história cheia de mistério e eventos surreais. De um lado, Aomame, assassina profissional, suspeita estar num mundo paralelo: 1Q84. De outro, Tengo, o aspirante a escritor, envolve-se num projeto de reescrever um livro. Com o misterioso nome "A Crisálida de Ar", escrito pela estranha jovem adolescente Fukaeri. A certo ponto percebe-se que Tengo e Aomame conheceram-se durante a infância, tendo vivido um momento que marcaria ambos para toda a vida. Cresce uma vontade de se reencontrarem, no entanto nem um nem outro sabem do outro há vinte anos.

Livro 3[editar | editar código-fonte]

O Livro 3 centra o enredo no eventual encontro de Aomame e Tengo. O livro integra uma nova personagem central, Ushikawa.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Aomame- traduzindo à linguagem japonesa: Aomame significa ervilhas verdes. Aomame é uma instrutora de ginástica com um dom muito especial para matar sem deixar rasto, que usa para prestar "auxílio" a algumas mulheres em situações extremas de violência doméstica. A sua história tem início no interior de um táxi preso num congestionamento de trânsito. Na rádio toca a "Sinfonietta", obra clássica de Leos Janacek. Aomame está com pressa, e não tem vontade de esperar horas naquela fila, decidindo seguir caminho pelo seu próprio pé.
  • Tengo- um professor de matemática e aspirante a escritor. A sua história começa quando este é convidado a reescrever um romance da jovem Fukaeri, para apreciação de um prêmio literário. O seu editor acha que a história tem imenso potencial, mas que está mal escrita e que talvez Tengo possa melhorá-la. O objetivo é manter a história na corrida pelo prêmio literário, mas omitindo o fato de que foi reescrita. Tengo enfrenta um dilema: por um lado não se sente confortável com a ideia porque, eticamente, está a proceder mal; por outro lado, a história fascina-o de tal forma que ele não consegue recusar.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 1Q84 Livraria Bertrand. Visitado em 21-10-2012.
  2. Haruki Murakami, o intérprete de uma geração no fundo do poço Público (jornal).
  3. 1Q84 Casa das Letras. Visitado em 21-10-2012.
  4. 1Q84, Livro 1 Alfaguara. Visitado em 03-10-2013.
  5. 1Q84, Livro 2 Alfaguara. Visitado em 03-10-2013.
  6. 1Q84, Livro 3 Alfaguara. Visitado em 22-11-2013.