31 minutos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde fevereiro de 2015).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
31 minutos
31 minutos (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Gênero
Duração 28-33 minutos
Criador(es) Álvaro Díaz
Pedro Peirano
País de origem  Chile
Idioma original Língua espanhola
Produção
Produtor(es) Karla Estrada
Produtor(es)
executivo(s)
Juan Manuel Egaña (1ª à 3ª Temp.)
Alejandra Neuman (4ª Temp.)
Apresentador(es) Túlio Trivinho Tufillo (Pedro Peirano)
Elenco Pedro Peirano
Álvaro Díaz
Jani Dueñas
Rodrigo Salinas
Daniel Castro
Patricio Díaz
Pancho Schultz
Fernando Solís
Tito Velozo
Felipe Godoy
Tema de abertura "Yo Nunca Vi Televisión" (instrumental), por Túlio e seus amigos
Empresa(s) de produção Aplaplac
Exibição
Emissora de
televisão original
Televisión Nacional de Chile
Formato de exibição 480i (SDTV) (2003-2005)
1080i (HDTV) (2014-presente)
Transmissão original 15 de março de 2003 - 2 de outubro de 2005

4 de outubro de 2014 - presente

N.º de temporadas 4
N.º de episódios 68 + 2 especiais (70 episódios)
Cronologia
Programas relacionados Las vacaciones de Tulio, Patana y Pequeño Tín (2009)

31 minutos é um programa chileno criado pela produtora chilena Aplaplac, de propriedade de Álvaro Diaz e Pedro Peirano e que é exibida pela Televisión Nacional de Chile (TVN) entre os dias 15 de março de 2003 e 2 de outubro de 2005 e depois de nove anos de ausência, voltou a ser exibida desde o dia 4 de outubro de 2014. No Brasil e na América Latina, a série foi exibida pela Nickelodeon entre 2004 e 2007.

O programa é uma sátira ao jornalismo dos anos 80, e é conduzido pelos bonecos Túlio Trivinho, Juan Carlos Bodoque, Juanín Juan Harry, Mário Hugo, Policarpo Avedanho e Patana Tufilo. Além disso, por outros brinquedos e fantoches. A maioria das notícias retrata ironicamente alguns acontecimentos que ocorreram no Chile e no mundo nos anos 80. No programa, há um quadro sobre questões ambientais, parada musical (ranking Top), encostas, etc.

Em 27 de março de 2008, aconteceu a estreia de 31 minutos para os cinemas chilenos e em 3 de agosto de 2012 para os cinemas brasileiros, com a produção do filme sendo metade brasileira metade chilena metade espanhola, pelas produtoras Total Entertainment, Aplaplac e User T38 e com direção musical de Guto Graça Mello.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Túlio Trivinho (Tulio Triviño) (Pedro Peirano) - Nativo do povoado de Titirilquén, é o âncora do programa. Túlio geralmente passa por situações um tanto embaraçosas no decorrer dos episódios e é um sujeito muito egocêntrico, o que acaba geralmente dando-lhe problemas no final do programa. Parece que fez seus primeiros passos no jornalismo, em Maracaibo, na Venezuela, como âncora de um canal de cabo sobre a vida dos besouros.
  • Juan Carlos Bodoque (Álvaro Díaz) - É o jornalista estrela do programa. Ele é quem dá as matérias ambientais do programa. Juan Carlos é muito mulherengo e tem um incontrolável vício em apostar nas corridas de cavalo, mais precisamente num cavalo chamado Tormenta Chinesa, que nunca ganhou uma única corrida.
  • Juanin Juan Harry (Rodrigo Salinas) - O produtor do programa. Em quase todo início de episódio diz "Túlio, estamos no ar!". Em um episódio da série se demitiu do programa, queixando-se da falta de profissionalismo de seus colegas. É fissurado em trabalho.
  • Mário Hugo (Rodrigo Salinas) - É o repórter que dá cobertura nas reportagens especiais. Na segunda temporada, ele é o responsável pela seção "A Dimensão Bela e Desconhecida". Possui 42 cachorros e três gatos, os quais sempre menciona no fim de suas reportagens. Esses são os nomes de seus cachorros: Copi Copi, Elemento, Adjetivo, Mente En Blanco, Chaucha, Coliforme, Tepo Tepo, Yo No Fui, Fierro Malo, Palmerita, Neumatex, Cortachurro, Etcétera, Maletín, Duque, Guason, Jefe, Moneda, Cucky, Pelusa, Tía, Legui, Reality, Chester, Chu, Ro, Playita, Palmer, Señor, Re Frito, Pescado, Chamuyo, Calendario, James Bond, Rata, Cabeza de Chaya, Neumático, Repetido, Añico, Rucia, Gonzo e Chino.
  • Mico, o Micofone (Mico el Micófono) (Daniel Castro) - É o repórter que faz as enquetes. Mico já teve a chance de virar um repórter de verdade, mas a matéria que cobriu - a tentativa dos irmãos Walla-Walla de fazer chover - foi um fracasso e por isso teve de voltar às enquetes. Em um episódio, ele foi demitido pelo Túlio para o programa economizar dinheiro. Em represália, Mico criou um programa chamado "Odiando Muito 31 Minutos", aonde difamava seus antigos colegas de profissão.
  • Patrícia Ana "Patana" Tufillo Triviño (Jani Dueñas) - É a sobrinha de Túlio. Ela só é repórter porque a tia de Túlio escreveu uma carta dizendo que Patana queria ser repórter e que ela daria uma surra nele se Patana não conseguisse o cargo. Pagou Mário Hugo para cobrir o assalto em vivo, desde então virou repórter. Embora, a Patana cobre poucas matérias por isso não se dá para ter uma ideia de o que ela cobre. Na segunda temporada, ela criou uma identidade secreta para desvendar mistérios do programa, a detetive "A Sombra". Patana também tem praticamente a mesma personalidade de seu tio.
  • Jackson Azeitona (Jackson Aceituno) - Esse repórter apareceu nos episódios em que ocorrera a guerra entre a Salsácia e a Consérvia e curiosamente era correspondente de guerra. Esses dois países no episódio do fim do mundo resolveram fazer as pazes e formar uma única grande nação mas retornaram a brigar porque elas não chegavam a um acordo sobre qual país ficaria com a primeira sílaba. É uma paródia de um jornalista chileno que cobriu a guerra no Iraque.
  • Guaximingo (Huachimingo) (Daniel Castro) - Estranho animal que aparece ocasionalmente no programa. Acreditava-se estar extinto até que Mário Hugo o redescobriu em suas reportagens. Ficou escondido por milhares de anos, porque estava organizando sua valiosíssima coleção de "bolas de pêlo". Mário Hugo chegou a entrevistá-lo e, como era alérgico aos pêlos, espirrou até fazer voar pelos ares toda sua coleção.
  • Tio Careca (Tío Pelado) (Pedro Peirano) - Bandido. Careca se destaca por fazer negócios nada bem vistos como explorar crianças, traficar animais em extinção e cortar ilegalmente araucárias. Em um episódio revela a Túlio Trivinho o segredo de que Policarpo é careca e usa peruca.
  • Super Meia Man (Calcetín con Rombos Man) (Daniel Castro) - É um super herói que é formado por uma meia e um óculos de natação. É o alter-ego de César Quintanilla. Por mais difícil que seja a situação, Super Meia Man acaba sempre salvando o dia de um jeito ou de outro, e sempre menciona um artigo da Declaração dos Direitos da Criança no fim. É uma paródia de Superman.
  • Policarpo Avendanho (Policarpo Avendaño) (Daniel Castro) - É crítico de artes e o apresentador da parada musical do programa, a Parada Top. Todas as músicas que aparecem na Parada Top são de parentes seus e/ou amigos. Policarpo faz poucas matérias jornalísticas, mas todas as que faz tem a ver com o meio artístico. Policarpo é muito exibido, tanto que mandou construir uma piscina em forma de piano na sua cobertura mas nunca chegou a entrar nela. No meio da 2ª temporada descobre-se que Policarpo é careca e usa peruca (que se chama Manolo). Também é uma "homenagem" a um jornalista de espetáculo da televisão chilena.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Balão von Bola (Balón von Bola) (Álvaro Díaz) - Comentarista esportivo e antiga figura do esporte. É muito velho que diz ter jogado quando pequeno com guaximingos, porém é muito esquecido. É uma paródia de Sérgio Livingstone, conhecido por ter sido um dos goleiros mais famoso do Racing de Argentina, nos anos de "Matusalém". Na dublagem para o português, parodiaram ao comentarista da Rede Globo, Galvão Bueno.
  • Raul Luvinha (Raúl Guantecillo) (Pedro Peirano) - Comentarista esportivo e companheiro de Balão Von Bola. Adora escrever livros. É uma paródia do jornalista espostivo Pedro Carcuro, que faz dupla com Sérgio Livingstone comentando o futebol chileno em TVN.
  • Tennison Salinas - Repórter esportivo, o qual cobre várias competições "esportivas". O Balão nunca lembra de seu nome, por isso sempre troca o nome por Edison, Eusébio ou Wilkinson.
  • Eusébio "Senhor" Mangueira (Eusebio "Señor" Manguera) (Fernando Solis) - O dono do canal do programa. Em um episódio vendeu o programa para um milionário japonês, o senhor Yokoshima. E foi ele quem terminou contratando a Patana.
  • Garibaldo (Guaripollo) - Personagem que em um episódio serviu para substituir Juan Carlos Bodoque quando ele pediu demissão. Ele afirma ser o personagem favorito das crianças de 31 minutos.
  • Cindy Miraflores (Jani Dueñas) - Aparece no primeiro e no décimo segundo episódio da 2ª temporada. Durante as férias namorou Túlio Trivinho.
  • Lulo Serrote (Lulo Cerrucho) - Bandido procurado pela polícia e mestre em disfarces. Têm o formato de um serrote.
  • Joe Pino - Figura que sempre aparece nas enquetes. Suas falas sempre começam com "eu acho". Interpreta a canção "Eu acho" no ranking Top da primeira temporada.
  • Mago Dante Torobolino (Maguito) - Mágico fracassado que periodicamente aparece no programa. Em uma ocasião fez um truque aonde se trancou em uma caixa cheia d'água que não deu certo. Na segunda temporada foi motivo de uma canção, o "O mágico explosivo", porque ele sempre explode cada vez que tenta fazer algum truque novo.
  • Profeta Isaías - Aparece em um episódio dizendo que o mundo ia acabar. No entanto esta profecia revelou-se falsa.
  • Je-jin - Comerciante de ascendência oriental que tem uma coleção de doenças em uma caixa.
  • Tio Horácio - Apresentava um antigo programa de televisão infantil que havia feito muito sucesso no passado. Todos os personagens de 31 minutos eram fãs de Tio Horácio quando crianças, com exceção de Túlio, o qual ficou traumatizado após levar uma tortada na cara ao participar de um programa do Tio Horácio quando pequeno. A característica desse personagem é ser um picareta que usa sua fama como apresentador infantil para vender produtos. É uma sátira aos programas infantis de auditório.
  • Cosimo Gianni (Rodrigo Salinas) - O assessor de imagem do programa que volta e meia aparece no programa. Costuma fazer exigências bem exageradas para o programa (como quando pediu para deixar o programa bem dramático e triste), as quais sempre causam revolta em Túlio Trivinho e seus amigos. Tem um jeito bem afeminado.
  • Rosário Central - Personagem carinhosa que sempre elogia o Túlio Trivinho, aparece nas matérias ecológicas e em outras reportagens; em um episódio ela foi candidata à co-apresentadora.
  • Ramón Quintanilla, o Super Meia com Chulé Man (Daniel Castro) - Irmão de Super Meia Man que foi separado de seu irmão por conta de um pirata, e este só tinha uma perna. A outra era de pau. Por conta disso não precisou da outra meia. Durante muito tempo ficou afastado de seu irmão até que voltou ressentido dele.

Exibição[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada com 21 episódios, foi exibida entre os dias 15 de março e 9 de agosto de 2003, aos sábados, à 13h30, com reprises aos domingos seguintes e aos sábados da semana seguinte, às 9h00. Mas a partir do dia 18 de julho devido ao êxito, o programa passou a ser reprisado às sextas em horário nobre, às 23h15, sendo mudado para o horário depois das 22h00.

A segunda temporada com 20 episódios, foi exibida entre os dias 20 de março e 11 de setembro de 2004 também aos sábados, às 22h30, sendo reprisado aos domingos seguintes, ao 12h00.

A terceira temporada com apenas 15 episódios (devido ao custo de produção), foi exibida entre os dias 19 de junho e 2 de outubro de 2005, com mudança de sábado para os domingos, às 20h15.

A quarta temporada com ainda menos episódios (12), é exibida desde 4 de outubro de 2014 e voltou a ser exibida aos sábados, às 22h05, na mesma faixa de horário da segunda temporada.

A participação no Teletón Chile foi ao ar no dia 22 de novembro de 2003 e o Especial de Natal (da segunda temporada) foi exibido no 24 de dezembro de 2003, às 20h30, com reprises no mesmo dia, mas nos anos de 2004, 2005 e 2006.

A série teve um total de 70 episódios (juntando os dois episódios especiais).

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Primeira Temporada (2003)[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em português (em espanhol) Data de exibição Resumo
1*01 Primeiro (El comienzo) 15 de março Tudo ocorre bem no primeiro programa, até que um horrendo monstro azul ataca Túlio no fim do programa.
1*02 Belisário Carmona (El arból furioso) 22 de março O cientista Belisário Carmona descobre uma fórmula para fazer as plantas crescerem mais depressa, mas tudo sai errado no final.
1*03 Onda de Sono (Guerra em mar despénsico) 29 de março Uma onda de sono ataca a cidade e todos dormem, menos Juan Carlos que está protegido.
1*04 Benjamin Listillo 5 de abril
1*05 Monstro Chupa-Chupa (El monstruo chupa-chupa) 12 de abril
1*06 Invento (El experimiento) 19 de abril Túlio descobre um experimento para dominar o mundo, mas o experimento que consegue mudar a personalidade sai errado.
1*07 Senhor Amável (El señor amáble) 26 de abril Episódio em que Túlio se elege a candidato do concurso Senhor Amável, e por isso tenta ser o mais amável possível.
1*08 Cossimo Gianni (El acessór de imagen) 3 de maio O novo acessor de imagem Cosimo Gianni mal chega no programa e já faz várias exigências no programa. Nota: Na dublagem original, quando Cosimo Gianni diz que Mico, o Micofone tem voz aguda (voz de pito em espanhol), a Nickelodeon da América Latina censura a palavra pito com um beep, pois em espanhol, essa palavra quer dizer sobre um órgão sexual masculino.
1*09 Dia de Folga (Día libre) 10 de maio Segundo o contrato dos funcionários, todos devem tirar um dia de folga. Por conta disso, Túlio e Juanín tem que se virar com o que tem, mesmo sem nenhum funcionário.
1*10 Dante Torobolino (El maguito) 17 de maio O mago Dante Torobolino atrapalha o programa inteiro com seus truques.
1*11 A Goteira (La gotera) 24 de maio As goteiras que estão no estúdio podem atrapalhar a entrevista de uma importante professora que descobriu o maior segredo do universo. Nota: No final do programa, o tema inicial de El Chavo del Ocho (Chaves) toca em vez do tema inicial de 31 minutos.
1*12 Patana 31 de maio Patrícia Ana, sobrinha de Túlio, tenta trabalhar no programa de qualquer jeito, mas Túlio não a deixa fazer nada, até que ela cobre um assalto ao vivo e Senhor Mangueira decide contratá-la.
1*13 Risotrón 7 de junho
1*14 Economizando (Ahorrando) 14 de junho Para receber o pintor mais rápido do mundo Dennis Dannis, a equipe tem que economizar com máquinas antigas.
1*15 Juanin vai Embora (No te váyas, Juanín) 21 de junho Pela falta de profissionalismodos colegas de trabalho, Juanín decide renunciar ao programa.
1*16 Je-Jin (Enfermosis) 28 de junho Uma epidemia no programa faz a equipe ficar doente e para curá-la, precisa de Je-Jin e sua grande seringa de injeção.
1*17 Co-apresentadora (La co-animadora) 5 de julho Cosimo Gianni faz uma nova exigência: para que o programa tenha um toque mais feminino, precisa ter uma co-apresentadora e Patana se elege.
1*18 Fim do Mundo (El fin del mundo) 19 de julho O Profeta Isaías visita o país para dar a notícia de que o mundo vai acabar... e começa um novo em seu lugar.
1*19 Melhor de 31 minutos, parte 1 (Lo mejor de 31 minutos, parte 1) 26 de julho O melhor que aconteceu na primeira temporada.
1*20 Melhor de 31 minutos, parte 2 (Lo mejor de 31 minutos, parte 2) 2 de agosto O melhor que aconteceu na primeira temporada.
1*21 Policarpo Top Top Top Awards 9 de agosto O programa especial elege o melhor ranking Top.

Segunda Temporada (2004)[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em português (em espanhol) Data de exibição Resumo
2*01 Cindy Miraflores/A volta das Férias (Las vacaciones) 20 de março Durante as férias, Cindy Miraflores namora Túlio e todos suspeitam disso.
2*02 Relox 8000 (Relóx) 27 de março A região de Sisalsas dá de presente à Túlio um Relóx 8000 banhado a ouro com engrenagens plastigoma, mas um terrível ladrão ataca a cidade e rouba o relógio de Túlio. Este parece ser um trabalho para a Detetive Sombra (Patana).
2*03 Tio Horácio 3 de abril
2*04 Invasão Oriental (Japonés) 10 de abril
2*05 Carlitos Lechuga (iQué lástima!) 17 de abril
2*06 O ataque de Lulo Serrote (Lulo Serrucho) 24 de abril
2*07 A depressão de Juan Carlos Bodoque (Bodoque deprimido) 1º de maio
2*08 Os Patrocinadores (Cebollas) 8 de maio
2*09 Um ratinho duro de caçar (Un ratoncito duro de cazar) 15 de maio
2*10 Segredos Sagrados (El secreto) 22 de maio
2*11 Odiando muito 31 minutos (El despido) 5 de junho
2*12 Um programa educativo para Cindy (31 minutos educativio) 12 de junho
2*13 O sacrifício de Dante Torobolino (El maguito explosivo) 19 de junho
2*14 Wildo Waldo, o líder espiritual (Mugre) 26 de junho
2*15 Hielito, o boneco de neve (Hielito) 3 de julho
2*16 A Vingança Siluria, parte 1 (La amazena suluria, parte 1) 7 de julho
2*17 A Vingança Siluria, parte 2 (La amazena suluria, parte 2) 14 de julho
2*18 A Vingança Suluria, parte 3 (La amazena suluria, parte 3) 21 de julho
2*19 Me lembro muito bem (Lo recuerdo muy bien) 28 de julho
2*20 Festa na Mansão do Juanín (Fiesta en la casa de Juanín) 11 de setembro

Especiais[editar | editar código-fonte]

Episódio Título Data de exibição
Teletón Chile 31 minutos en el Teletón 22 de novembro de 2003
2*00 (Especial) Especial de Navidad 24 de dezembro dos anos 2003, 2004, 2005 e 2006

Lista de músicas[editar | editar código-fonte]

Primeira Temporada[editar | editar código-fonte]

  • Dançando sem César, por LLUEHHHB (Latidos Latinos Urbanos Emergentes Hip-Hop Hermano Brothers)
  • Equilíbrio Espiritual, por Freddy Turbina
  • Cortaram mal o meu cabelo, por Chascoberto
  • Tangananica, Tangananá, por Irmãos Guarennes
  • Eu acho, por Joe Pino & The Maníacodepressivos
  • Lala, por Lolo
  • Por favor devolva a minha bola, vizinha, sou só uma criança, por Pepe Lota
  • Dente branco, não se vá, por John Queixada
  • Minha boneca me contou, por Flor Bovina
  • Eu Nunca Vi Televisão, por Túlio Trivinho e seus amigos

Segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

  • Senhora Interessante, por Cucky
  • O Dinossauro Anacleto, por Dinossauro Roberto
  • Objeção Negada, por Juan Pablo Sopa
  • Nunca tirei um 7, por Michael Astudilho Jr
  • Severlá, por Otto e os Sarcógafos do Ritmo
  • Rin Raja, por Juan Tástico
  • Doggy Style, por Duque
  • Boing Boing Boing, por Tio Horácio e seus queridos personagens
  • O Mágico Explosivo, por Flacosis
  • Papai, eu te quero, por Ezequiel Tapia e os Tapia
  • Sonho Impossível, por Túlio Trivinho, Juan Carlos Bodoque e Juanin Juan Harry

Terceira Temporada[editar | editar código-fonte]

  • Meu Castelo de Branca Areia com Vista ao Mar, por Gary González
  • Parque de Diversões, por Milton Ludovico
  • Ria, por Cucho Lambreta
  • Guácala, por Carmencita
  • A regra primordial, de Retrete Navarrete e os confusos
  • Sr. Luvinha, dos Computadores de Paine
  • Ratoncitos por Ratoncitos
  • Canção da Lenha, de Juan Osvaldo
  • Comete teus vegetais por Flacosis

Quarta Temporada[editar | editar código-fonte]

  • Minha mãe me tricotar tudo por Lino y Lana
  • Drácula, Calígula, Tarantula por Coágula Espátulo
  • Os noivos por La Corchetis
  • O huerfadrino por Percy Mamani
  • Mundo interior por Cápara Sonia
  • Amurrao por Estanquio Renato
  • Arwrarwrirwrarwro por Bombi

Dublagem Brasileira[editar | editar código-fonte]

Dublador Personagens
Luiz Laffey Túlio Trivinho
Raul Luvinha
Denis Danis
Tatá Guarnieri Juanin Juán Harry
Tenisson Salinas
Eusébio Mangueira
Mário Hugo
Marcelo Pissardini Joe Pino
Juan Carlos Bodoque
Cirilo Pila
Balão von Bola
Hans Poblete
Alfredo Rollo Policarpo Avendanho
Jackson Azeitona
Super Meia Man
César Quintanilla
Mico, o Micofone
Wendel Bezerra Guaximingo
Lulo Serrote
Ramón Quintanilla
Rolando Guloso
Pato Tenho Medo
Cecília Lemes Patana Tufillo
Cindy Miraflores
Amapola Polar
Élcio Sodré Juan Carlos Bodoque (apenas um episódio)

Estúdio: Álamo

Discografia[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Desde janeiro de 2007, 31 minutos não é mais exibido no Brasil e até hoje nunca teve sua terceira temporada exibida.
  • No mês de Março de 2008 foi lançado o filme do 31 minutos no Chile, agora lançado no Brasil 4 anos depois.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: 31 minutos