AIFF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Audio Interchange File Format
Extensão do arquivo .aiff, .aif, .aifc
Type code AIFF
Desenvolvido por Apple Inc.
Arquivador de Áudio
Variante de IFF (File format)

O Audio Interchange File Format (AIFF em abreviatura) é o formato de áudio que pode ser utilizado em computadores pessoais e outros aparelhos eletrônicos reprodutores de áudio. Foi desenvolvido em 1988 pela Apple Inc. baseado em um formato anterior, o IFF, desenvolvido pela Eletronic Arts. É normalmente usado em aparelhos com o Mac OS e em computadores Silicon Graphics.

Os dados no formato AIFF são representados pelo método de Modulação em código de pulsos (PCM) e não comprimidos, mas há variações comprimidas conhecidas como AIFF-C e AIFC, com variados codecs de compressão.

Por ser um formato que não sofreu compressão, o AIFF ocupará mais espaço para armazenamento, cerca de 10 MB for minuto de áudio estéreo cuja taxa de amostragem é de 44.1 kHz em 16 bits. Este formato pode ainda ser manipulado por aplicativos musicais e de samples, como controladores MIDI.

A extensão do arquivo para o formato AIFF é .aiff ou .aif. Para as variações comprimidas, costuma-se usar .aifc.

Referências

  • [www.digitalpreservation.gov/formats/fdd/fdd000005.shtml AIFF (Audio Interchange File Format)]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.