ARCA Racing Series

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
ARCA Racing Series
Tipo Desportiva
Fundação 1953
Sede  Estados Unidos
Sítio oficial arcaracing.com

A ARCA Racing Series (atualmente ARCA Racing Seriespowered by Menards) é uma categoria de stock car dos Estados Unidos organizada pela Automobile Racing Club of America (ARCA), a primeira divisão da ARCA é considerada uma liga de stock car menor, mas profissional, talvez três níveis abaixo da categoria superior que é a Monster Energy NASCAR Cup Series e dois níveis abaixo da NASCAR Xfinity Series. É semelhante à NASCAR K&N Pro Series, que equivale à quarta divisão da NASCAR, inclusive em 2014 foi criado um chassi que pode ser usado tanto na K&N Pro Series quanto na ARCA, portanto é comum pilotos correrem nas duas categorias usando o mesmo chassi. A categoria é conhecida por pilotos veteranos e modelos de carros antigos da Monster Energy NASCAR Cup Series e de pilotos jovens, entre 15 e 25 anos de idade que almejam um dia correr na NASCAR, atualmente, as marcas são Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. Embora alguns eventos ocorram no mesmo fim de semana dos eventos NASCAR, a série não é oficialmente filiada a NASCAR.

História[editar | editar código-fonte]

Corrida da ARCA Racing Series.

A categoria começou como um grupo de turismo local. Liderados por John Marcum, a Associação Centro-Oeste para Carros de Corridas foi formada com pilotos como Iggy Katona e Nelson Stacy sendo motoristas iniciais.

A série se tornou uma parte da Daytona Speedweeks em 1964. No mesmo ano, o nome da série foi mudado de MARC (Associação de Corridas do Centro-Oeste) para o atual ARCA (Clube de Corridas Automobilísticas da América) por John Marcum como uma sugestão de Bill France, o fundador da NASCAR.

As corridas da categoria variam em pistas de terra até ovais grandes como Daytona International Speedway durante os Speedweeks Daytona. É uma das últimas grandes categorias que disputam corridas em ovais que ainda compete em pistas de terra. Em 2008 a categoria voltou a correr em circuitos de rua. [2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.