ASK Riga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
ASK Riga
Nome ASK Riga
Fundação 1929 (2005)
Extinção 2009
Ginásios Arena Riga
Capacidade 12 500
Localização Flag of Riga.svg Riga
 Letônia
Presidente Letónia Jānis Birks
Treinador Lituânia Donaldas Kairys
editar

ASK Rīga é um antigo clube profissional de basquete baseado na cidade de Riga, Letônia que hoje está desativado. "ASK" significa "Armijas Sporta Klubs" ((português): Clube Esportivo do Exército).

História[editar | editar código-fonte]

ASK Riga, foi o primeiro campeão da Euroliga vencendo em 1958 e mantendo a hegemonia em 1959 e 1960. Apenas o Split (entre 1989–91) foi capaz de igualar o feito do ASK Riga vencendo três vezes consecutivas a Euroliga. ASK derrotou o Academic Sofia nas duas finais em 1958 e 1959 e o Dinamo Tbilisi na temporada seguinte. O técnico tri-campeão Alexander Gomelsky logo assinou com o CSKA Moscou, que passou a ser a grande força na União Soviética, porém o time de Riga prosseguiu competitivo na Liga Soviética até o início dos anos 90.

Anos obscuros se seguiram, sempre com representantes da cidade de Riga como o BK Skonto Riga, Barons e o VEF Riga. O clube foi refundado como BK Riga em 2004 e voltou a ter o nome ASK Riga em 23 de Março de 2006, patrocinado pelo governo de Riga, o Exército letão e outros fortes patrocinadores, aliado ao desejo de firmar a nova marca Arena Riga, o novo ginásio da cidade com capacidade para 12 500 espectadores. Nesta temporada a equipe alcançou as quartas de finais da Eurocup e da Liga Báltica de Basquetebol e o melhor ainda estava por acontecer. Com a chegada de Torraye Braggs o elenco que contava com Sandis Valters, Raitis Grafs, Curtis Millage, A.J. Bramlett e Sandis Buškevics ficou fortíssimo. O ASK venceu a melhor-de-sete da Liga Letônia de Basquetebol por 4-2 na série e começou uma nova era, encerrando o reinado do BK Ventspils que já durava sete anos. Nas temporadas seguintes sofreu com seguidas lesões em seus atletas e por fim a temporada 2008/2009 foi sua última temporada.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Liga da Letônia: 1 (2007)
  • Liga Soviética: 3 (1955, 1957, 1958)
  • Euroliga: 3 (1958, 1959, 1960)

Jogadores Notáveis[editar | editar código-fonte]

Treinadores Notáveis[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referencias[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.