AS Val

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
AS Val

AS Val com carregador de 20 munições
Tipo Fuzil de assalto
Local de origem  União Soviética
História operacional
Em serviço 1987–presente
Utilizadores Ver Operadores
Histórico de produção
Criador TsNIITochMash
Pyotr Serdyukov e Vladimir Krasnikov
Data de criação Anos 1980
Fabricante Fábrica de Armamentos de Tula
Especificações
Peso 2,5 kg vazio
3,54 kg carregado e com PSO-1
4,95 kg carregado e com 1PN51
Comprimento 875 mm coronha estendida
615 mm coronha dobrada
Comprimento 
do cano
200 mm
Cartucho 9×39mm
Ação Operação a gás, ferrolho rotativo fechado
Cadência de tiro 800–900 tiros por minuto
Velocidade de saída 295 m/s
Sistema de suprimento Carregador tipo cofre destacável (compartilhado com o VSS Vintorez e o SR-3M)
Mira Alça e massa de mira
Mira ótica

O AS Val (em russo: АС Вал; Автома́т Специа́льный, Avtomát Spetsiálny, "Automático Especial", nome de código "Eixo" (Вал), designação GRAU 6P30) é um fuzil de assalto de projeto soviético com um silenciador integrado e utiliza o cartucho subsônico 9×39mm.[1] O Val foi desenvolvido junto com o VSS Vintorez para substituir armas de fogo de uso geral modificadas, como o AKS-74UB, BS-1, APB e PB, para operações clandestinas. O desenvolvimento do Val começou em 1985 seguindo o VSS Vintorez em 1983 por TsNIITochMash baseado no protótipo RG-036 concluído em 1981. A fabricação começou na Fábrica de Armamentos de Tula após sua adoção pelo Exército Soviético e KGB em 1987.

O Val é integralmente silenciado e usa a munição 9×39mm, um cartucho subsônico. Foi projetado juntamente com o VSS Vintorez, um fuzil semelhante projetado para tiros de precisão.

Variantes e derivados[editar | editar código-fonte]

ASM Val: Uma modernização do Val (designação GRAU 6P30M). Possui um carregador de 30 cartuchos e um trilho Picatinny em cima da caixa-da-culatra e outro na frente do guarda-mão. As entregas começaram em 2018.[2]

VSS Vintorez: Equipado com uma coronha fixa de madeira com cabo de pistola para melhorar a pontaria.

SR-3 Vikhr: Desenvolvido em 1996 para maior ocultabilidade, substituindo a coronha e omitindo o silenciador integrado e a alavanca de manejo.

SR-3M: Uma modernização do SR-3 que substitui a coronha original do SR-3 pela do AS Val e com um carregador compatível com versões anteriores de 30 cartuchos. Ele permite a fixação de um silenciador, semelhante em aparência ao do AS Val e do VSS Vintorez. O guarda-mão também foi redesenhado para incluir a mira traseira e uma empunhadura frontal dobrável.

SR-3MP: Uma modernização adicional do SR-3M que permite que a coronha dobrável seja montada na base do cabo para operadores que usam capacetes com protetores faciais ou dispositivos de visão noturna montados na cabeça. O guarda-mão também foi redesenhado para incluir dois trilhos picatinny nas laterais.

9A-91: Um redesenho do conceito AS-Val produzido na década de 1990 com o acompanhamento VSK-94 equipado para um papel de marksman.

Operadores[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre AS Val