A Bela e a Rosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Bela e a Rosa
A Bela e a Rosa
Portugal Portugal
1983 •  cor •  64 min 
Direção Lauro António
Produção RTP
Roteiro Lauro António
Elenco Pedro Bandeira Freire
Acácia Thiele
Paula Mateus
Maria Adelaide
Paulo Reis
Diretor de fotografia Manuel Costa e Silva
Lançamento 18 de setembro de 1983 (antestreia FICFF)
26 de abril de 1984
Idioma português

A Bela e a Rosa é um filme português de média-metragem, produzido em 1983, realizado por Lauro António para a televisão, integrado na série Histórias de Mulheres.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um rei tinha três filhas, uma das quais muito formosa e ao mesmo tempo dotada de boas qualidades. Chamava-se Bela. O Rei tinha sido muito rico, mas agora vivia com dificuldades. Um dia, foi fazer uma viagem e perguntou às três filhas o que cada uma delas queria que trouxesse como presente. Uma quis um vestido, outra um chapéu e Bela pediu-lhe apenas uma rosa. O Rei partiu e regressou, tempos depois, distribuindo então os presentes pelas filhas. Todas ficaram satisfeitas, mas o Rei disse a Bela: A rosa que te trouxe bem cara me ficou! E explicou-lhe que, no jardim onde a colhera, encontrara uma cobra que lhe perguntou para quem era a flor. Respondeu-lhe o Rei que era para a filha mais nova, ao que a cobra lhe disse que se Bela não fosse ter com ela, o Rei morreria.

Ficha técnica adicional[editar | editar código-fonte]

Ficha artística[editar | editar código-fonte]

Sobre o filme[editar | editar código-fonte]

Segundo o próprio realizador, a inclusão de um conto tradicional na série Histórias de Mulheres deveu-se a uma série de razões. Primeiro a necessidade de introduzir uma nota fantástica e onírica, após uma sequência de retratos psicológicos de mulheres reais. Depois a vontade de experimentar o género fantástico, criando uma atmosfera de reflexão sobre a simbologia popular.[1]

Referências

  1. Lauro António in documentação do 12º Festival de Cinema da Figueira da Foz (1983)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]