A Justiça (tarô)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
A Justiça.

A Justiça, no tarô de Waite, é o oitavo Arcano Maior, a carta 8. É uma carta que representa uma mulher relativamente jovem, sentada numa cadeira imponente. Olha para o horizonte, sem qualquer expressão[1]. Não há sensualidade, nem agressividade. Parece calma, equilibrado, limpa, ordenada. A carta ao lado, no entanto é do tarô de Marselha e tem o número VIII(que no tarô de Waite é "A Força") e a letra hebraica CHET ou HET.

Simbologia[editar | editar código-fonte]

Equilíbrio, processos judiciais (julgamento), leis, limites.

Este arcano traz o equilíbrio, a isenção, a análise do passado. É um arcano passivo que cumpre um papel, representa uma instituição. Também simboliza a colheita - "Cada um colhe aquilo que plantou". Na balança que a figura da Justiça segura numa das mãos, existe uma moeda e uma taça, que se equilibram mutuamente. Ora, a moeda simboliza o plano material e a taça simboliza o plano emocional, ou seja, os dois devem estar equilibrados. Na outra mão, a Justiça segura uma espada, símbolo da punição que pode distribuir a quem a merece.

Na caminhada espiritual, este Arcano representa um momento de equilíbrio, no qual se recebem as recompensas (ou punições) materiais e emocionais pelo caminho já percorrido. É inevitável.

Mensagem[editar | editar código-fonte]

Reflita sempre antes de tomar decisões. Elas devem ser justas.

Referências

  1. «Meaning of the Justice Tarot Card». Consultado em 31 de janeiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]