Aang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.


Aang
Personagem de Avatar: A Lenda de Aang
Aang no último episódio da série

Aang no último episódio da série
Nacionalidade Nômade do Ar; Templo do Ar do Sul
Sexo Masculino
Cor dos cabelos Preto (geralmente raspado)
Cor dos olhos Cinzentos
Posição Avatar Plenamente Realizado
Mestre do Ar
Líder da Equipe de Avatar
Parentesco Monge Gyatso (Tutor)
Roku (Antecessor Imediato)
Tenzin (Filho)
Katara (Esposa)
Estilo (s) de Luta Dobra de Ar
Dobra de Água
Dobra de Terra
Dobra de Fogo
Dobra de Energia
Arma (s) de Escolha Planador Funcionário
Profissão Avatar
Monge
Afiliação Nômades do Ar
Equipe Avatar
Técnicas e Habilidades Aerocinésia
Hidrocinésia
Geocinésia
Pirocinésia
Estado Avatar
Ligação Entre Os Mundos (Espiritual e Mortal)
Dublado por Estados Unidos Zach Tyler Eisen
Brasil Erick Bougleux
Projeto Televisão
Portal Televisão


Aang é um personagem fictício na série de animação Avatar: A Lenda de Aang[1] , produzida e exibida pelo canal norte-americano Nickelodeon.[2] Criado por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, com a voz original de Zach Tyler Eisen, é o protagonista da série, aparecendo em 60[3] dos 61 episódios[4] , à exceção de "Zuko Sozinho" (episódio 7 da segunda temporada). Aang também aparece no episódio piloto, jamais exibido na televisão (mas presente como um extra na coleção de DVDs da primeira temporada) e em outras mídias, tais como cards colecionáveis, vídeo games, camisetas e quadrinhos online.

É o único dobrador de ar que permanece vivo após o genocídio praticado pela Nação do fogo contra os Nômades do Ar.[5]

História[editar | editar código-fonte]

Desde o genocídio dos Nômades do Ar, Aang permaneceu cem anos congelado em um iceberg.

Aang é o último sobrevivente dos Nômades do Ar, o povo único com a exclusiva habilidade de manipular o ar. Aos doze anos de idade ele hibernou durante um século, o que faz dele um super centenário com 112 anos. No segundo episódio ele é revelado como a atual encarnação do Avatar, o espírito do planeta manifestado em forma humana. Como tal, ele controla os Quatro Elementos e tem a missão de manter as quatro nações do mundo em paz. A série acompanha a jornada de Aang em busca do cumprimento dessa tarefa.

Em um flashback no episódio "A Tempestade" (o 12º da primeira temporada), os velhos monges do Templo do Ar do Sul reúnem-se com Aang e revelam que ele é a reencarnação do Avatar. O Monge Gyatso, mentor de Aang, insiste que ele deve ser criado como uma criança normal, mas seus colegas rejeitam sua interferência e decidem enviar Aang ao Templo do Ar do Leste. Não desejando ser afastado de seu mentor, e assustado com suas novas responsabilidades, Aang foge do templo montado em Appa, seu Bisão Voador. Nos dois primeiros episódios da primeira temporada, sabe-se que os dois se depararam com uma violenta tempestade que os atirou no fundo do oceano. Naquele momento, Aang entrou no "Estado Avatar" pela primeira vez, usando a dobra de ar e de água para proteger-se com Appa numa bolha de ar congelado.

Após cem anos aprisionados no interior de um iceberg, Aang e Appa são libertados por Katara e seu irmão Sokka. É o início de uma sequência interminável de aventuras, em que os quatro personagens partem em direção à Tribo da Água do Norte para encontrar um mestre em dobra da água para Katara. Aang encontra o espírito de sua encarnação anterior, o Avatar Roku, que lhe informa que ele deve aprender a dominar todos os elementos e derrotar o Senhor do Fogo Ozai antes do retorno do Cometa Sozin, no fim do verão. Na segunda temporada, Aang conhece Toph Bei Fong, uma menina cega que se torna sua mestra na dobra da terra. Alguns episódios depois, Sokka descobre que um eclipse solar que acontecerá antes da chegada do Cometa Sozin, o que deixará os dobradores de fogo sem poder. No final da segunda temporada, Aang se envolve numa batalha nas cavernas subterrâneas de Ba Sing Se. Ele é mortalmente ferido ao ser atingido pelos relâmpagos de Azula, mas é curado por Katara, usando a água do Oásis Espiritual.

Na terceira temporada, Aang e seus amigos ganham um novo inimigo, um assassino contratado por Zuko, capaz de dobrar o fogo com um terceiro olho em sua testa. Apesar da derrota do Reino da Terra na segunda temporada, Aang e seus aliados restantes invadem a capital da Nação do Fogo no episódio duplo "O Dia do Sol Negro", mas seu plano de ataque é frustrado por Azula. No episódio seguinte, Zuko se oferece como mestre da dobra de fogo para Aang, que aceita mesmo com a desconfiança de seus amigos. No último episódio Aang luta com senhor do fogo cara a cara, durante a luta, os 7 chakras de Aang se abrem e ele entra no estado avatar, ele vence a luta mas não tem coragem de matar o Senhor do fogo, então ele usa a dobra de energia que ele aprendeu com uma Tartaruga-Leão, Aang tira os poderes de Ozai. Após a guerra com Ozai e Azula derrotados, Aang e a equipe tem uma vida pacífica em Ba Sing Se no Reino da Terra, onde Aang descança ao lado do seu amor Katara e seus amigos Sokka, Toph, Mai, Zuko, Appa, Momo, Suki e Iroh. A última cena da série foi marcada pelo começo do namoro de Aang e Katara que se beijaram e que agora podem ter uma vida de amor sem se preocupar com a guerra.

Em Avatar: A Lenda de Korra, Aang apenas aparece nos flashbacks de Korra, já na sua forma adulta. Junto de Zuko eles criaram a Cidade da República, onde dobradores e não dobradores podem viver em paz. Ele teve três filhos com Katara: Tenzin, que é um dobrador de ar e mentor de Korra, Kya, dobradora de água e Bumi, um não dobrador.

Características[editar | editar código-fonte]

Movimento da arte marcial que inspira a movimentação de Aang, o Baguazhang, demonstrado pelo Mestre Sun Lutang.

Muitos dos costumes de Aang, como o fato dele ser vegetariano, são baseados nas tradições budistas e taoístas. Aang é o herói relutante, demonstrando hesitação ao se unir aos seus novos companheiros Katara e Sokka em uma busca para salvar seu mundo da imperialista Nação do Fogo. A intenção de seus criadores era que Aang pudesse derrotar os inimigos apenas com a inteligência e suas surpreendentes habilidades em vez da mera força bruta. Ama Katara e esta também o ama, como revelado no episódio da "Vidente das Nuvens", Katara casaria com um dominador poderoso (no caso Aang) e Aang se casaria com aquela que foi mais gentil com ele (que no caso Katara)

Aang é um vegetariano, como mostrado no episódio "O Rei de Omashu", onde ele se recusa a comer carne. Ele também não gosta de lutar, como narrado no episódio "O Mundo Espiritual", em que ele tenta convencer um espírito a não destruir uma vila, em vez de enfrentar a fera diretamente. Durante a série, se orgulha de ter uma vasta rede de amigos que se estende por todas as quatro nações.

Aang revela em "A Tempestade" que gostaria de ter ajudado seu povo cem anos antes, embora preferisse viver como uma criança normal, sem preocupações ou responsabilidades. Em várias ocasiões ele demonstra enorme carinho por seus amigos, a ponto de enganá-los para manter o grupo unido. Em "Bato da Tribo da Água", com medo de que Katara e Sokka possam abandoná-lo para reencontrar o pai deles, Aang esconde o mapa que revelava seu paradeiro.

Graças à sua habilidade na dobra do ar, Aang consegue realizar várias proezas de voo, seja montado em uma esfera de ar ou usando seu bastão planador, embora na maioria das vezes ele prefira voar montado em Appa.

A dobra de ar usada por Aang é baseada numa arte marcial chinesa chamada Baguazhang. Esse estilo de luta usa movimentos circulares, e geralmente não possui muitas técnicas de finalização. Tais características pretendem representar a imprevisibilidade do ar e também a natureza pacífica dos dobradores de ar.

Adaptação para o cinema[editar | editar código-fonte]

O Ator Noah Ringer interpretou o Aang no filme The Last Airbender que é a adaptação cinematográfica do desenho animado para o cinema.

Referências

  1. [1] (em inglês). Internet Movie Database. IMDb.com.
  2. [2] (em inglês). Internet Movie Database. IMDb.com.
  3. [3] (em inglês). Internet Movie Database. IMDb.com.
  4. [4] (em inglês). Internet Movie Database. IMDb.com.
  5. [5]. Estadoavatar.hbe.com.br.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote