Aberdeenshire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aberdeenshire
Aberdeenshire
Geografia
Área Total 6 313 km² (4ª posição)
Categoria Council Area
Sede Administrativa Aberdeen
Demografia
População Total (2007) 239 200 habitantes (6ª posição)
Densidade 38 hab./km²
Política
Nome do Conselho Aberdeenshire Council
Site http://www.aberdeenshire.gov.uk/

A Área de Conselho (ou Council Area) de Aberdeenshire (em gaélico escocês, Siorrachd Obar Dheathain), é uma das 32 novas subdivisões administrativas da Escócia e faz fronteira: com o Mar do Norte a norte, com Aberdeen a leste, com Angus a sul, com Highland no extremo sudoeste e com Moray a leste.

Atualmente Aberdeenshire não inclui a cidade de Aberdeen, que é também uma Área de Conselho com poderes próprios. Porém, Aberdeenshire tem seu prédio de assembleias dentro de Aberdeen, a única Área de Conselho onde acontece isso.

História[editar | editar código-fonte]

Aberdeenshire

Aberdeenshire tem uma rica herança pré-histórica e histórica. São encontrados na região um grande números de sítios arqueológicos do neolítico e da Idade do Bronze, incluindo Longman Hill, Kempstone Hill, Catto Long Barrow e Cairn Lee.

A presente Área de Conselho recebeu seu nome do condado de Aberdeenshire que foi extinto em 1975, sob uma lei do parlamento escocês de 1973, para se transformar na Região de Grampian subdividida em 5 distritos: Banff and Buchan, Gordon, Kincardine and Deeside, Moray e Aberdeen. Novamente em 1996, sob uma lei de 1994, a região foi abolida para o surgimento da nova Council Area de Aberdeenshire.

Clima e hidrografia[editar | editar código-fonte]

Há numerosos rios e córregos em Aberdeenshire, incluindo: Cowie Water, Carron Water, Burn of Muchalls, River Dee, River Don, Rio Ury, Rio Ythan, Water of Feugh, Burn of Myrehouse, Laeca Burn e Luther Water.

Numerosas baías e estuários são vistos na costa litorânea, incluindo Banff Bay, Ythan Estuary, Stonehaven Bay e Thornyhive Bay.

Os verões são moderados e os invernos rigorosos. As temperaturas na área litorânea são moderados pelo Mar do Norte, típicamente mias frias no verão e mais quentes no invernos do que nas regiões interiores.

Demografia[editar | editar código-fonte]

As 10 maiores cidades em Aberdeeshire, no censo de 2004,[1] eram:

Area Forum[editar | editar código-fonte]

Aberdeenshire está subdivididas em 6 Area Forums, similar às comarcas e distritos:

Lugares de interesse[editar | editar código-fonte]

Cidadão notáveis[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «General Register Office for Scotland». Consultado em 1 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 5 de janeiro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sites em inglês com imagens e informações gerais.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Aberdeenshire