Stirling (council area)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stirling
Stirling (council area)
Geografia
Área Total 2.187 km² (9ª posição)
Categoria Council Area
Sede Administrativa Stirling
Demografia
População Total (2004) 86.370 habitantes (26ª posição)
Densidade 39 hab./km²
Política
Nome do Conselho Stirling Council
Site http://www.stirling.gov.uk/

A Área de Conselho (ou Council Area) de Stirling (em gaélico escocês, Sruighlea), é uma das 32 subdivisões administrativas da Escócia, em vigor desde 1996, com sede administrativa na cidade de Stirling.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta autoridade unitária foi criada na antiga Região Central (região abolida com a Lei de 1994) e cobre a maior parte do antigo condado de Stirlingshire e a parte sudeste do condado de Perthshire (ambos condados abolidos em 1973).

Esta Council Area faz fronteira com Clackmannanshire ao leste, Falkirk ao sudeste, Perth and Kinross ao norte e nordeste, Argyll and Bute ao norte e noroeste, e East e West Dunbartonshire ao sudoeste.

A maior parte da polpulação está localizada no cone sudeste, na cidade de Stiling (6ª maior da Escócia em 2001) e nas comunidades das Terras baixas: Dunblane, Bridge of Allan, Bannockburn, e as três comunidades mineradoras de carvão vegetal de Cowie, Fallin, e Plean (conhecidas localmente como Os vilarejos orientais[1]. A parte restante da população está esparsamente distribuída na área rural, mais concentrada nas Terras altas e um pouco no norte da região. A região rural do sul compreende a área plana do Rio Forth e o Campsie Fells. No norte do Vale de Glen contorna as montanhas Trossachs, sendo a metade da região note da Council Area de Stirling montanhosa.

Cidades e aldeias[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. No original: "The Eastern Villages"

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Escócia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.