Stirling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nota: Para outros significados de Stirling, consulte Stirling (desambiguação).
Stirling

Sruighlea

—  Cidade  —
Centro da cidade
Centro da cidade
Stirling está localizado em: Escócia
Stirling
Localização de Stirling na Escócia
Coordenadas 56° 07' 10" S 3° 56' 09" O
Nação  Reino Unido
País Escócia
Área do Concelho Stirling
Área
 - Total 2,196 km²
População (2012)
 - Total 45 750
Fuso horário GMT (UTC+0)
 - Horário de verão BST (UTC+1)
Código postal FK7-FK8
Sítio www.stirling.gov.uk

Stirling (em gaélico escocês: Sruighlea, em Scots: Stirlin) é uma cidade e um antigo burgh, na Escócia e é onde localiza-se a sede da council area de Stirling.

A cidade está agrupada em torno do Castelo de Stirling e da antiga cidade medieval. É o centro do governo local, da educação superior, do comércio e da indústria local. Sua população no censo de 2001 era de 41.243 habitantes.

Uma das principais fortalezas do Reino Unido, Stirling foi criada como um burgh real por Davi I em 1130, tornando-se depois parte do condado de Stirlingshire até 1975 quando este foi transformado, junto com outros, na antiga Região Central e depois na council area de Stirling.

Stirling foi palco de uma batalha entre escoceses e ingleses no século XIV, onde o exercito de Willian Wallace (Escócia) saiu vencedora, esta foi uma batalha que fortaleceu a confiança escocesa e que marcou a cidade.

Popularizou-se a série de desaparecimentos de crianças entre os anos de 1986-1987, tendo 15 vítimas, sendo uma o fotógrafo Mary Bell. A polícia investigou o caso como série de assassinatos, assim nunca encontrando o responsável pelo crime, que recebeu o apelido de Slender Man.

No dia 12 de dezembro de 1987 a polícia recebeu uma carta com a presença de uma lista com os quinze nomes dos desaparecidos (Edward Dorrington, Kathleen Melbson, Steven Pertman, Michael Watson, James Cravenberg, Percy McCarry, Anthony Scott, Lucas Sparrow, Lillian Mitchell, Peter McCalvin, Rupert King, Tyler Roth, Eric Duncan, Rita McDonald e Mary Thomas), assinada como Slender Man.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Escócia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.