Paisley (Escócia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paisley

Pàislig

—  Cidade  —
Câmara Municipal de Paisley
Câmara Municipal de Paisley
Paisley está localizado em: Escócia
Paisley
Coordenadas 55° 51' N 4° 26' O
País Escócia
Região tenente Renfrewshire
Área de concelho Renfrewshire
Estabelecimento século VI ou século VII
População
 - Total 74,170
Sítio www.paisley.org.uk

Paisley (em gaélico escocês: Pàislig) é uma cidade no condado histórico e centro administrativo da área de concelho de Renfrewshire, no oeste do Vale Midland, na Escócia. A cidade está situada no extremo norte de Braes Gleniffer, abrangendo as margens do River Cart, afluente do rio Clyde.

A cidade, um antigo burgo, faz parte de uma área urbana contígua com Glasgow, Glasgow City Centre estando à 11,1 quilômetros a leste. A cidade ganhou destaque com o estabelecimento de Paisley Abbey, no século XII, um importante centro religioso na Escócia medieval, que anteriormente tinha o controle sobre as outras igrejas na área local.

Por volta do século XIX, Paisley tinha se estabelecido como um centro da indústria de tecelagem, com o Xaile. Associações da cidade com o radicalismo político foram destacadas por seu envolvimento na Guerra Radical de 1820, com tecelões marcantes sendo fundamentais nos protestos. A partir de 1993, todos os moinhos de Paisley tinha se fechado, embora sejam decorações em museus da cidade e da história cívica.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Anteriormente e variadamente conhecida como Paislay,[2] Passelet, Passeleth, e Passelay[3] o nome do burgo é de origem incerta, algumas fontes sugerem uma derivação a partir da palavra Brythonic, pasgill, "pasto", ou, mais provavelmente, passeleg, "basilica", (ou seja, da igreja principal), que é derivado do grego βασιλική basilika.

Referências

  1. Overview of Paisley - Renfrewshire
  2. «Extracts from the records – 1588 | British History Online» (em inglês). British-history.ac.uk. 22 de junho de 2013. Consultado em 19 de outubro de 2013. 
  3. «Paisley | As described in F.H. Groome's Ordnance Gazetteer of Scotland (1882–4)» (em inglês). Visionofbritain.org.uk. Consultado em 19 de outubro de 2013. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Clark, Sylvia (1988). Paisley: A History (em inglês) (Edimburgo: Mainstream). ISBN 1-85158-109-X. 
  • McCarthy, Mary (1969). A Social Geography of Paisley (em inglês) The Committee of Management, Paisley Public Library [S.l.] 
  • Moisley, H.A.; A.G., Thain (1962). The Third Statistical Account of Scotland: The County of Renfrew (em inglês) (Glasgow: William Collins Sons & Co). 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]