Acordo de Paz Global de Libreville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Acordo de Paz Abrangente de Libreville ou Acordo de Paz Global de Libreville (em francês: Accord de paix global de Libreville) é um acordo de paz assinado em 21 de junho de 2008 em Libreville entre o governo da República Centro-Africana sob François Bozizé e os principais grupos armados que operavam no nordeste do país: Frente Democrática do Povo Centro-Africano (FDPC), Exército Popular para a Restauração da República e da Democracia (APRD) e União das Forças Democráticas para a Reunificação (UFDR).[1] Conseguiu pôr fim à guerra civil centro-africana de 2004–2007 após o fracasso dos dois acordos anteriores.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Apesar das negociações anteriores que levaram à assinatura do Acordo de Sirte e do Acordo de Birao em fevereiro e abril de 2007, o conflito não pôde ser interrompido.[2] As hostilidades perduraram por vários meses depois, mas as negociações prosseguiram.

Ademais, na sequência de vários reveses militares, Michel Djotodia, ainda detido na prisão civil de Cotonou, veio a reconsiderar a sua posição e concordou em assinar um novo acordo.

Negociações e assinaturas[editar | editar código-fonte]

Este acordo foi assinado sob a égide de Omar Bongo, Presidente da República do Gabão e Presidente da comissão ad hoc, no espaço CEMAC, sobre questões centro-africanas.[2] Merece destaque também a presença durante a assinatura do acordo do Embaixador François Fall como representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas na República Centro-Africana.

Os vários signatários dos grupos rebeldes são Jean-Jacques Démafouth e Zacharia Damane, respectivamente, para o APRD e a UFDR.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]