Action Française

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Action Française é um movimento contrarrevolucionário monarquista e orleanista francês fundado em 1898 por Maurice Pujo e Henri Vaugeois, e cujo principal ideólogo foi Charles Maurras.[1]

Surgiu durante o Caso Dreyfus, em parte como reação à revitalização da extrema-esquerda que se materializou em defesa do capitão do exército, celebremente iniciada pelo J'accuse de Emile Zola. Originalmente uma organização nacionalista que atraiu figuras como Maurice Barrès, tornou-se monárquico sob a influência de Charles Maurras, que seguia os passos do teórico contrarrevolucionário Joseph de Maistre.

Até sua dissolução ao fim da Segunda Guerra Mundial, a Action Française foi uma defensora de destaque do integralismo de inspiração tradicionalista.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Weber, Eugen. Action Française; Royalism And Reaction In Twentieth-Century France. Stanford, Califórnia. Stanford University Press (1962)
  2. Nolte, Ernst. The Three Faces Of Fascism : Action Française, Italian Fascism, National Socialism. Traduzido do alemão para o inglês por Leila Vennewitz. Londres : Weidenfeld and Nicolson (1965)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.