Adolph Hempel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Adolph Hempel

Adolph Hempel (Canton, Ohio, 10 de abril de 1870 - Brasil, 4 de novembro de 1949) foi um naturalista estadunidense naturalizado brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Graduou-se naturalista na Universidade de Illinois, campus de Urbana, em 1892. Veio para o Brasil alguns anos depois, naturalizando-se brasileiro. Casou-se com Emma Julia Mangeot em 9 de novembro de 1901, na cidade de Campinas.

Logo que chegou ao Brasil, atuou no Museu Paulista, em cuja revista publicou seu primeiro artigo científico no país. Passou também pelo Instituto Agronômico de Campinas e pelo Instituto Biológico do Estado de São Paulo, logo após sua fundação em 1927, onde chefiou o Serviço de Identificação e Combate às Pragas Vegetais.

Dentre seus conhecimentos como naturalista destaca-se sua atuação como entomologista, tendo sido considerado uma referência em sistemática de Coccoidea e Aleyrodoidea (Hemiptera, Sternorryncha), importantes grupos de pragas agrícolas. Também consta em sua obra artigos sobre Protozoa e Rotifera, controle biológico, entomologia econômica e alimentação de aves.

Aposentou-se em 1938.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.