Saltar para o conteúdo

Adoração dos Reis Magos (Spedale degli Innocenti)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adoração dos Reis Magos
Adoração dos Reis Magos (Spedale degli Innocenti)
Autor Domenico Ghirlandaio, Bartolomeo di Giovanni
Data 1485
Gênero arte sacra
Técnica tinta a óleo, tela
Dimensões 285 centímetro x 240 centímetro
Encomendador Francesco di Giovanni Tesori
Localização Spedale degli Innocenti

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura do mestre renascentista italiano Domenico Ghirlandaio, executada por volta de 1485-1488 e alojada na galeria Spedale degli Innocenti em Florença, Itália. A predella, pintada por Bartolomeo di Giovanni, fica no mesmo local.

A Adoração dos Reis Magos (do título da seção em latim da Vulgata, A Magis adoratur) é o nome tradicionalmente dado ao tema cristão parte da Natividade, no qual os três reis magos, representados como reis vindos do oriente, tendo encontrado Jesus ao seguir a estrela de Belém, colocam aos pés do Menino Jesus presentes de ouro, incenso e mirra. Eles também o adoram como "rei dos judeus". Este evento foi relatado no Evangelho de Mateus[1].

Em 28 de outubro de 1485, Francesco di Giovanni Tesori, prior do Spedale degli Innocenti, hospital fundador de Florença, assinou um contrato detalhado com Ghirlandaio sobre a encomenda de um retábulo para o altar-mor da igreja anexa de Santa Maria degli Innocenti. O tema escolhido foi a Adoração dos Reis Magos, um tema comum na arte florentina do século XV. O contrato especificava que o próprio mestre tinha que pintá-la (para evitar o uso frequente que fazia de sua oficina), de acordo com um desenho aprovado pelo comissário, e deveria ser pintada com cores preciosas. A obra deve ser concluída em até trinta meses, em recompensa de 115 florins[2].

Referências

  1. Mateus 2:11
  2. Quermann, Andreas (1998). Ghirlandaio. Cologne: Könemann. p. 117.