Aeroporto Internacional de Doha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de Doha
Image-Dohaqatarairportaerial.jpg
IATA: DOH - ICAO: OTBD
Sumário
Administração Pública/Militar
Operadora Autoridade de Aviação Civil do Qatar
Serve Doha,  Catar
Altitude 11 m (35 ft)
Movimento (2007) 14 930 252 passageiros
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
m ft
16/34 3800 12500 Pavimentada

O Aeroporto Internacional de Doha (IATA: DOH, ICAO: OTBD) é o maior aeroporto do Qatar e o hub da linha aérea Qatar Airways. Possui três mesquitas, internet Wi-Fi, área de Duty-Free, 42 vagas de estacionamento de aeronaves de grande porte. Tem um pista com 4.570 metros, uma das maiores pistas para um aeroporto civil. É a base principal da Qatar Airways. o aeroporto é usado principalmente por turistas do Catar e dos trabalhadores estrangeiros que vêm para o setor de petróleo e gás.

O Aeroporto tem noventa e dois balcões de imigração, trinta entradas , oito esteiras de bagagem, 36 mesas de portaria para transferências de hotéis, aluguel de carros e outros serviços, bem como 746 lugares de estacionamento.

Ele também está crescendo como a Qatar Airways está se expandindo mais rapidamente. Em 2010, foi eleito vigésimo setimo aeroporto do mundo em transporte de carga. A torre de controle e prédios auxiliares foram projetados pelo arquiteto Curtis W. Fentress, da Fentress Architects. O aeroporto atualmente sofre de sobrecarga, recebe mais de 66,480 passageiros por dia e 2.770 pessoas por hora. Tem capacidade para 12 milhões de pessoas por ano, mais nos últimos anos vem sobrecarregando essa capacidade, apesar das constantes expansões e reformas do seu complexo. Em 2009 o aeroporto recebeu mais de 13,113,224 milhões de passageiros, em 2010 recebeu 15,724,027 milhões e em 2011 mais de 18,108,521 milhões de passageiros. está em extensão desde 2013.

O aeroporto existente será substituído no até o final de 2014, quando se espera que a primeira fase do Aeroporto Internacional de Hamad abrirá. O novo aeroporto está localizado a 4 km (2,5 milhas) a partir da instalação atual. Abrange 2.200 hectares (5.400 acres) e será capaz de lidar com 29 milhões de passageiros por ano no dia da inauguração.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Terminal de Partida e Transferência[editar | editar código-fonte]

Este é o principal terminal do aeroporto e lida com todos os voos da classe econômica da Qatar Airways , bem como todas as outras companhias aéreas que utilizam o aeroporto. Este terminal foi ampliado várias vezes , a fim de lidar com o aumento do número de passageiros que utilizam o aeroporto a cada ano. O terminal tem 44 portões de sátelite, bem como áreas de estar e uma grande área de duty free.

Há 3 salões neste terminal, incluindo o Oryx Lounge, que é usado por todas as companhias aéreas de passageiros premium, a Qatar Airways Gold Lounge , que é usado por membros da Qatar Airways Gold Privilege, e a Qatar Airways silver privilege club. Este terminal foi ampliado junto com o antigo Terminal de chegadas e foi integrado no terminal de partidas , apos um novo terminal de chegada, abrir. Todos os passageiros do Terminal de Partida e Transferencia usam este recurso, como os passageiros que chegam em Doha usam o novo terminal de chegadas o antigo Terminal de chegadas e foi integrado no terminal de partidas , apos um novo terminal de chegada, abrir. Todos os passageiros do Terminal de Partida e Transferência usam este recurso, como os passageiros que chegam em Doha usam o novo terminal de chegadas.

O Terminal de Partida e Tranferência e dividido em duas áreas: o Terminal A e o Terminal B.

Terminal A[editar | editar código-fonte]

O Terminal A é a maior terminal do aeroporto e a área de check-in mais utilizada do aeroporto, no qual partem voos para 148 destinos das empresas Qatar Airways e Cathay Pacific, que operam em serviço de voo codeshare para Hong Kong (China) que parte do Terminal. A Qatar Airways oferece voos para mais de 135 destinos em todos os continentes. incluindo dois brasileiros: São Paulo e Guarulhos. Os voos para Guarulhos são a maioria para transporte de carga de minérios que são usados em fábricas de produtos tecnológicos em fábricas mo interior de São Paulo principalmente em Campinas, Guarulhos e Sorocaba. O Terminal A também tem 8 vagas para táxis aéreos, que são aviôes de pequeno porte que podem ser lugados para viagens particulares ou transporte de me mercadorias em pequena proporção. A Qatar Airways oferece viagens de táxis aéreos a 13 destinos permanentes, Incluindo Brasilia (Brasil). Foi reformado e modernizado em 2006 e novamente em 2012.

Os destinos permanentes de táxi aéreo são:

Terminal B[editar | editar código-fonte]

È o novo terminal terminado em 2001 com 2.000 metros quadrados, construído no local do antigo terminal de chegadas do Aeroporto Internacional de Doha, é atendido por mais de 30 companhias aéreas estrangeiras que operam serviços em Doha. O novo terminal inclui uma área de check-in alargada com 35 balcões e um novo sistema de transporte de bagagens em esteiras rolantes, bem como lanchonetes, restaurantes e lojas de conveniência. Não há ainda vagas para táxi aéreo no Terminal B mais podem ser adcionadas posteriormente.

Do Terminal B saem voos para 52 destinos, a maioria para destinos ásiaticos, na exceção de: Londres (Inglaterra), Cairo (Egito), Amsterdam (Holanda), Frankfurt (Alemanha), Istambul (Turquia [lado Europeu]), Washington (Estados Unidos). Os destinos mais movimentados do terminal são Dubai, Hong Kong, Londres, Washington e Abu Dhabi.

Terminal De Chegada[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional de Doha, recentemente abriu um novo terminal de chegada construída a oeste do aeroporto melhorando sua estrutura. O terminal de chegada tem 32.000 metros. O terminal tem 22 balcões de imigração, oito entradas , oito esteiras de bagagem, 36 mesas de portaria para transferências de hotéis, aluguel de carros e outros serviços, bem como 746 lugares de estacionamento. O antigo hall de entrada atual foi fundido com o salão do terminal de partida, acrescentando valioso espaço extra e capacidade para o aeroporto. Essas mudanças fazem parte da expansão de milhões de dólares do Aeroporto de Doha para lidar com o aumento do tráfego de Qatar Airways e outras companhias aéreas antes de o novo Aeroporto Internacional de Hamad abre até o final de 2014 que ira melhorar o trafego no aeroporto que sofre de lotação acima da capacidade distribuindo os passageiros e melhorando o funcionamento do transporte aéreo de Doha e do Catar.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Doha