Aeroporto Internacional de Doha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aeroporto Internacional de Doha
DohaInternationalAirport.jpg
AirportLogo2.jpg
ICAO: OTBD
Tipo Público/Militar
Administração Autoridade de Aviação Civil do Qatar
Serve Doha
Localização Doha,  Catar
Inauguração Não disponível
Desativação 28 de Maio de 2014
Altitude 11 m (36 ft)
Movimento em 2013 23,266,187 passageiros
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
16/34 3 800 m (12 467 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional de Doha (IATA: DOH, ICAO: OTBD) foi o maior aeroporto do Qatar e o hub da linha aérea Qatar Airways. O Aeroporto foi desativo em 28 de Maio de 2014, substituído pelo Aeroporto Internacional de Hamad.[1]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Terminal de Partida e Transferência[editar | editar código-fonte]

Este é o principal terminal do aeroporto e lida com todos os voos da classe econômica da Qatar Airways , bem como todas as outras companhias aéreas que utilizam o aeroporto. Este terminal foi ampliado várias vezes , a fim de lidar com o aumento do número de passageiros que utilizam o aeroporto a cada ano. O terminal tem 44 portões de sátelite, bem como áreas de estar e uma grande área de duty free.

Há 3 salões neste terminal, incluindo o Oryx Lounge, que é usado por todas as companhias aéreas de passageiros premium, a Qatar Airways Gold Lounge , que é usado por membros da Qatar Airways Gold Privilege, e a Qatar Airways silver privilege club. Este terminal foi ampliado junto com o antigo Terminal de chegadas e foi integrado no terminal de partidas , apos um novo terminal de chegada, abrir. Todos os passageiros do Terminal de Partida e Transferencia usam este recurso, como os passageiros que chegam em Doha usam o novo terminal de chegadas o antigo Terminal de chegadas e foi integrado no terminal de partidas , apos um novo terminal de chegada, abrir. Todos os passageiros do Terminal de Partida e Transferência usam este recurso, como os passageiros que chegam em Doha usam o novo terminal de chegadas.

O Terminal de Partida e Tranferência e dividido em duas áreas: o Terminal A e o Terminal B.

Terminal A[editar | editar código-fonte]

O Terminal A é o maior terminal do aeroporto e a área de check-in mais utilizada, no qual partiam voos para 148 destinos das empresas Qatar Airways e Cathay Pacific, que operam em serviço de voo codeshare para Hong Kong.[2] Foi reformado e modernizado em 2006 e novamente em 2012.

Terminal B[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em 2001, com 2.000 metros quadrados, construído no local do antigo terminal de chegadas, comportava mais de 30 companhias aéreas estrangeiras que operam serviços em Doha. O terminal incluia uma área de check-in alargada com 35 balcões e um sistema de transporte de bagagens em esteiras rolantes, bem como lanchonetes, restaurantes e lojas de conveniência. Deste Terminal B saiam voos para 52 destinos, a maioria para destinos asiáticos, na exceção de:Londres, Cairo, Amsterdam , Frankfurt, Istambul, Washington.

Terminal De Chegada[editar | editar código-fonte]

Em 19 de Dezembro de 2010, um novo terminal de chegada foi inaugurado no lado oeste, no local havia um terminal temporário. O terminal tinha uma capacidade de manuseamento de 2770 passageiros por hora, possuía 22 balcões de imigração, oito e-gates, oito esteiras de bagagem, 36 balcões de concierges, aluguel de carros e outros serviços, bem como 746 lugares de estacionamento. O hall de ex-chegadas fundiu-se com o hall partida, acrescentando espaço valioso extra e capacidade para o aeroporto. Essas mudanças foram parte da expansão antes do novo aeroporto internacional abrir em 2014.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Doha