Agência web

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde outubro de 2012). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Agências web ou agências digitais são empresas especializadas na prestação de serviços na área de internet. Prestam serviços como de criação e atualização de websites, criação e disparo de e-mail marketing, criação de microsites, criação de hotsites, ações de marketing digital, criação de landing pages, criação de banner advertising, otimização para motores de busca ou SEO, desenvolvimento de podcasts, web widgets, criação de aplicativos mobile e criação e edição de e-books, dentre vários outros. Normalmente, reúne profissionais com competências de informática e design gráfico, sendo capazes de entregar soluções preocupadas não somente com o aspeto técnico mas também com a usabilidade e o design da solução.

Uma das estratégias mais utilizadas por tais é o mapeamento do comportamento de consumidores. Softwares de compra de mídia são umas das principais ferramentas que estas agências usam, e a partir do rastreamento das atividades do público-alvo de seus clientes, conseguem elaborar estratégias de ação segmentadas. [1]

Embora se utilize o termo "agência", comumente associado a publicidade, estas agências diferem das tradicionais agências de publicidade por raramente prestarem serviços offline.

Perfil dos profissionais de uma agência digital[editar | editar código-fonte]

Os profissionais de uma agência digital costumam possuir perfis complementares, sendo os mais comuns:

  • Programadores/Desenvolvedores Web
  • Web designers
  • Gerentes de Projeto
  • Especialistas em Otimização de Conteúdo
  • Redatores e Revisores de Conteúdo
  • Profissionais de Marketing Digital
  • Designers Gráficos
  • Profissionais de Suporte Técnico
  • Gerentes de Criação
  • Atendimentos
  • Web Analistas (Especialistas em Análise de Dados Gerados pela Interação dos Usuarios Online)

Serviços que uma agência digital oferece[editar | editar código-fonte]

Com as novas tecnologias da informação, o mundo se transformou num meio que é cada vez mais digital. Nesse cenário as empresas buscam concorrer, de modo cada vez mais acirrado, neste universo que muda rapidamente. Assim, para promover suas marcas, empresas recorrem cada vez mais às agências digitais, que possuem foco prioritário nas relações entre consumidores e marcas nos suportes virtuais.[2]

Criação de web-site: Um dos papéis a agência digital é desenvolver um web-site funcional e otimizado. Além disso, torná-lo entre os mais acessados do Google através de ferramentas como SEO (Search Engine Optimization) e palavras-chaves.

Desenvolvimento de campanhas: É fundamental a atuação da agência digital quando a empresa, por exemplo, quer lançar um novo produto. Para isso, cria planejamento, estuda os concorrentes, assim como o público-alvo, e desenvolve campanhas criativas e estratégicas.

Gestão de redes sociais: Nos dias de hoje, ter um relacionamento com o cliente é fundamental, principalmente na internet. Com a agência digital, a empresa tem todas as redes sociais monitoradas, respondendo aos clientes de forma personalizada e humanizada. Além disso, produz conteúdos relevantes para interagir com o atual público e alcançar novos internautas. Oferece também campanhas eficientes de links patrocinados no Facebook., LinkedIn, Twitter e outras plataformas de mídia.

Remarketing: Essa estratégia faz uma enorme diferença em conversões. Por exemplo, um cliente visitou a loja e/ou produto, mas não comprou. Automaticamente, os anúncios da empresa aparecerão frequentemente nas redes sociais dele.

Regulamentação[editar | editar código-fonte]

Apesar de não existir uma regulamentação específica para a área, as agências digitais definem suas melhores práticas de mercado com base nas orientações da ABRADI - Associação Brasileira dos Agentes Digitais[3] e suas afiliadas regionais. A ABRADI é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que defende os interesses das empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil. A entidade reúne cerca de 600 empresas, presente em 14 estados (PB, SP, RJ, MG, RS, BA, PR, SC, DF, PE, GO, RN e ES).

Referências

  1. «Agencia Digital». WP/N 
  2. «Agência digital: o que é e o como atua no marketing?». ae.digital. Consultado em 15 de novembro de 2017 
  3. «A Associação | ABRADi Nacional». ABRADi Nacional. Consultado em 18 de janeiro de 2016 


Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.