Aiódia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ayodhya city.jpg

Aiódia e Ajódia (Ayodhya)[1] é uma cidade situada às margens do rio Gagara, no estado de Utar Pradexe, no norte da Índia. É um importante centro de peregrinação aos hinduístas que adoram Rama, pois acreditam que o deus nasceu nesta cidade. É também núcleo comercial desde o ano 600 a.C.. Foi durante um tempo capital do poderoso reino de Côssala.

Está relacionada com a cidade de Saceta, um importante centro budista do século V a.C.. Buda visitou em várias ocasiões a cidade, que manteve sua importância até o século V Foi também um centro para o jainismo, nos primeiros séculos da era cristã. Há textos jainistas que registram a visita de Mahavira à cidade. No século VII existiram ali vários templos hinduístas. Sua população (segundo estimativas para 1991) era de 40 786 habitantes.

Referências

  1. Enciclopédia brasileira mérito. 1. São Paulo: Editôra Mérito S.A. 1967. p. 339 e 340 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aiódia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.