Ajuda:Opções para ocultar uma imagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Algumas pessoas não desejam ver algumas imagens na Wikipédia por vários motivos – as imagens podem não ser adequadas para um ambiente de trabalho; eles podem querer evitar que seus filhos vejam tais imagens; sua religião pode proibi-lo; e assim por diante.

A Wikipédia não é censurada, e a comunidade em geral não removerá conteúdo por ser censurável para algumas pessoas. A Wikipedia também não usará isenções de responsabilidade específicas nos artigos que alertam os leitores sobre esse conteúdo. Todos os artigos se enquadram na isenção de responsabilidade de conteúdo em todo o site. No entanto, os leitores que não desejam ser expostos a determinado conteúdo têm várias opções para impedir seletivamente que o conteúdo da Wikipedia seja exibido em sua tela.

Esta página é mais adequada para você se:

  1. você ainda quer visitar a Wikipedia (em vez de criar um fork ou simplesmente ficar longe) e,
  2. você acha uma imagem ofensiva, mas, além de sua percepção de ofensividade, não tem mais nada a acrescentar, dentro das premissas das políticas da Wikipédia, às discussões referentes à substituição ou remoção de imagens por meio da construção de consenso.

Os leitores da Wikipedia podem influenciar como o conteúdo da Wikipedia é exibido em suas telas de duas maneiras:

  1. Ao criar uma conta e ler a Wikipédia enquanto estiver conectado. Usuários conectados podem usar Folhas de Estilo em Cascata (CSS) pessoais para exibir imagens seletivamente (explicado abaixo).
  2. Filtrando o conteúdo localmente, configurando o navegador (incluindo a possibilidade de não exibir nenhuma imagem) ou configurando um proxy.

Preferências do usuário da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Para criar uma conta, visite esta página.

Pessoas com uma conta no site da Wikipedia podem usar recursos do software wiki para desativar a exibição de imagens ou conjuntos de imagens específicos:

Ocultar todas as imagens até serem clicadas[editar | editar código-fonte]

Todas as imagens serão substituídas por este Padrão Battenburg até que você clique nelas para visualizar a imagem.

Depois de criar uma conta, você pode ocultar todas as imagens e visualizá-las clicando no espaço reservado. Para ocultar imagens nesta facção, primeiro você precisa instalar um script de usuário (consulte Usuário:Anomie/hide-images). Para instalar o script de usuário necessário, basta seguir as instruções abaixo:

Primeiro, copie o seguinte texto abaixo para sua página common.js:

importScript('en:User:Anomie/hide-images.js');

Página inicial da Wikipédia portuguesa ao utilizar esta solução.

Em seguida, copie o seguinte texto abaixo para sua página common.css:

@import url('//en.wikipedia.org/w/index.php?action=raw&title=User:Anomie/hide-images.css&ctype=text/css');

Para revelar e exibir uma imagem individual em uma página da Wikipedia, basta clicar no padrão quadriculado. Você pode simplesmente recarregar a página para ocultar novamente as imagens. Para desativar todo esse recurso, basta desfazer as alterações feitas ao seguir as instruções acima.

Desabilitar imagens em páginas específicas[editar | editar código-fonte]

Depois de criar uma conta, você pode desativar as imagens em uma página específica alterando suas configurações pessoais na página common.css. Isso permite que você evite a visualização de imagens que possam ofendê-lo, mas sem impedir que as imagens sejam exibidas normalmente em outras páginas não relacionadas. Para fazer isso, siga as instruções abaixo:

Para instalar este script, clique neste link aqui: Especial:Minha página/common.css. Crie a página se ela não existir e com o seguinte texto abaixo adicionado a ela:

.page-(página) img {display: none;}

Onde você substituirá "(página)" pelo nome real da página à qual deseja aplicar a restrição. Por exemplo: Para desativar a exibição automática de imagens no artigo Nádegas, seu script ficará assim:

.page-Nádegas img {display: none;}

Se o nome da página incluir espaços ou sinais de pontuação, use sublinhados. Um exemplo está abaixo:

.page-Relação_sexual img {display: none;}

Desativar imagens específicas[editar | editar código-fonte]

Você também pode desabilitar imagens específicas por nome de arquivo individual. Para habilitar esta opção, siga as instruções listadas abaixo:

↵Para instalar este script, clique neste link aqui: Especial:Minha página/common.css. Crie a página se ela não existir e com o seguinte texto abaixo adicionado a ela:

body a[href="/wiki/File:(nome do arquivo)"] {display: none;}

this image
File:Silver-service-star.png

Onde você substituirá (nome do arquivo) pelo nome real da página da imagem (incluindo a extensão). Por exemplo: Para desabilitar a imagem ao lado de ser exibida automaticamente em qualquer lugar na Wikipedia, seu script ficará assim

body a[href="/wiki/File:Silver-service-star.png"] {display: none;}

Lembre-se de substituir espaços e sinais de pontuação nos nomes dos arquivos por sublinhados.

Se você deseja desativar a exibição automática de uma imagem em outro projeto (por exemplo, o Wikimedia Commons), seu script ficará assim:

body a[href="//commons.wikimedia.org/wiki/File:(nome do arquivo)"] {display: none;}

Onde, novamente, você substituirá (nome do arquivo) pelo nome real da página da imagem (incluindo a extensão).

Lembre-se: as imagens incluídas em qualquer artigo e seus nomes de arquivo podem mudar a qualquer momento e, geralmente, podem mudar com o tempo à medida que o artigo ou página relevante se desenvolve.

Aqui está um arquivo de exemplo que aborda as preferências de conteúdo em relação às representações de Maomé destinadas a muçulmanos sunitas rígidos. É um exemplo. As preferências de conteúdo individual podem variar.

Desative todas as imagens da "lista de imagens ruins"[editar | editar código-fonte]

MediaWiki:Bad image list restringe a visualização de imagens especificadas, exceto em sua página de imagem e determinados artigos. É possível impedir que essas imagens sejam visualizadas alterando a página JavaScript da sua conta. Veja User:Mr.Z-man/badimages para detalhes.

Observe que isso tem utilidade limitada, pois as imagens são adicionadas à lista de imagens ruins devido a preocupações com uso destrutivo e vandalismo, não porque alguém acha a imagem censurável. Muitas imagens que alguns leitores podem achar censuráveis ​​não são elegíveis para a lista.

Desativar imagens no widget de pesquisa para determinadas skins[editar | editar código-fonte]

as imagens do resultado da pesquisa podem ser desativadas alterando o respectivo common.css para a skin que está sendo usada e adicionando uma regra para não exibir imagens de fundo para spans da classe .wvui-typeahead-suggestion__thumbnail. Por exemplo:
span.wvui-typeahead-suggestion__thumbnail {
  background-image:none !important;
}

Configure seu navegador[editar | editar código-fonte]

Como bloquear imagens em todo o site (todos os projetos da Wikimedia)[editar | editar código-fonte]

Google Chrome[editar | editar código-fonte]

  1. Clique no cadeado ao lado do endereço URL do site. Navegue até as configurações do site.
  2. Role para baixo até Imagens.
  3. Altere a configuração para Bloquear.

Como configurar seu navegador para não ver imagens em geral[editar | editar código-fonte]

Scripts de usuário[editar | editar código-fonte]

Se o seu navegador suporta scripts de usuário Greasemonkey, você pode instalar o "Wikipedia Image Hider".

Google Chrome[editar | editar código-fonte]

  1. Clique no ícone superior direito no navegador Google Chrome e escolha "Configurações".
  2. Clique em "Mostrar configurações avançadas" abaixo, role até a coluna Privacidade e clique em "Configurações de conteúdo".
  3. Em Imagens, clique em "Mostrar todas as imagens" e clique em "Gerenciar exceções", digite Wikipedia ou simplesmente escolha "Não mostrar nenhuma imagem".
  • Nota: A maior parte da versão Android do Google Chrome não suporta nenhuma opção para ocultar imagens.

Mozilla Firefox[editar | editar código-fonte]

Com complemento[editar | editar código-fonte]

Existem complementos que fornecem funcionalidade de ocultação de imagens, ex: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/image-block/

Todos os navegadores baseados em Mozilla[editar | editar código-fonte]

Digite about:config na caixa de localização e altere permissions.default.image para 2 para desabilitar downloads de imagens. Para restaurar o comportamento padrão, altere-o de volta para 1.

Instale a extensão UBlock Origin (Firefox)[editar | editar código-fonte]

Abra Ferramentas e clique no botão "Complementos" na guia "Principal". Selecione e instale "UBlock Origin". Depois de reiniciar o navegador, você tem um menu rotulado com um ícone "UB" no canto superior direito da janela do navegador. A partir deste menu, você pode definir precisamente qual conteúdo deve ser suprimido pelo seu navegador.

Para bloquear uma imagem específica, clique com o botão direito nela e selecione "Bloquear elemento..." no menu de contexto. Se você quiser filtrar todas as imagens que contenham "pênis" como parte do nome do arquivo, use a regra "http://upload.wikimedia.org/*penis*".

Ver também[editar | editar código-fonte]