Acmim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Akhmim)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre cidade egípcia. Para códice encontrado na região, veja Códice Akhmim.

Acmim[1] ou Achmim[2] (em árabe: اخميم; transl.: Akhmim; também conhecida por Panópolis na Antiguidade) é uma cidade do Alto Egito, distante 67 milhas ao sul de Assiut e 4 milhas ao norte de Suaje, no lado oposto do rio onde há uma ferrovia para o Cairo e Assuã. É a maior cidade do lado leste do Nilo no Alto Egito.

Em 1907, sua população era de 23.795 habitantes, dos quais um terço era de coptas. Acmim tem várias mesquitas e dois templos coptas; mantém um mercado semanal e manufaturas de algodão, cujas roupas são usadas pelas classes mais pobres. Extramuros, há as ruínas de templos antigos. Especula-se que Acmim seja o berço de Tutmés IV e Amenófis III.

Referências

  1. Enciclopédia brasileira mérito. [S.l.]: Editora Mérito S.A., 1967. p. 152.
  2. (2002) "Revista filosófica de Coimbra" 11 (21-22) p. 167. Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Egito é um esboço relacionado ao Projeto África e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Acmim