Alam Kuh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alam-Kuh
Kuhha-ye Alborz
Alam Kuh
Alam-Kuh está localizado em: Irão
Alam-Kuh
Coordenadas 36° 22' 33" N 50° 57' 45" E
Altitude 4 848 m (15 906 pés)
Proeminência 1 827 m
Listas Ultra
País Irã Irão
Província Mazandaran
Cordilheira Cordilheira Elbruz
Primeira ascensão 1902 por Alfred e Joseph Bornmüller
Rota mais fácil escalada sobre neve, gelo e rocha

ʿAlam-Kūh (em persa: علم کوه; ou: Alam Kooh) - Monte Alam - é uma montanha na cordilheira Elbruz no norte do Irão, na província de Mazandaran, e que é um pico do maciço Takht-e Suleyman. Fica localizado no distrito de Kelardasht, entre Teerão e o mar Cáspio. O seu cume atinge 4848 metros,[1] tornando-o a segunda mais alta montanha do Irão, apenas ultrapassada pelo monte Damavand.[2]

A vertente norte granítica é muito inclinada, de 800 metros, e proporciona algumas das rotas de montanha mais difíceis e interessantes no país e a ascensão estaria à altura das principais rotas de escalada dos Alpes europeus. Além de alpinistas locais, a vertente norte atrai grupos de alpinistas europeus. A primeira ascensão conhecida é a de um grupo alemão, Gorter/Steinauer em 1936 por la cresta noroeste. Posteriormente, equipas francesas e polacas estabeleceram outras rotas na vertente norte durante a década de 1960 e a década de 1970, sendo rotas de vários dias de dificuldade alpina alta e uma equipa britânica segui-los-ia em 1978.

A maior parte das cordas fixas ficaram severamente danificadas durante um grande sismo e a consequente queda de rochas em 2003. A montanha ficou encerrada a escaladores durante alguns meses devido ao risco de quedas da montanha e cabos soltos.

Referências

  1. "Alam Kuh, Iran" Peakbagger.com. Acesso em 2012-02-25.
  2. As fontes divergem na altitude do Alam Kuh. Devido à sua altitude ser próxima da do Sabalan, ambos os picos podem surgir listados como a segunda ou terceira mais alta montanha do Irão. Há fontes que dão ao Alam Kuh bem mais de 4850 m. Porém, fontes mais fiáveis como o Peaklist (Alam Kuh está listado como "Kuhha-ye Alborz") indicam uma altitude de 4805 m baseada em mapas topográficos soviéticos e em dados SRTM recentes. Tal coloca o Alam Kuh como o terceiro mais alto pico do Irão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alam Kuh